Leidiane Sabino
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Votuporanga reuniu ontem os secretários municipais de educação de 34 municípios da região no X Fórum Educação Para Todos, evento que integra as ações desenvolvidas pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo, no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), das 8h às 13h.
Eliane Baltarzar Godoi, secretária de Educação de Votuporanga, explicou que essa é uma discussão bastante inovadora, que identifica as metas e as prioridades para uma ação conjunta de fortalecimento da educação na região. “Estamos criando oportunidades e fortalecendo ações dentro de cada município para melhorar a qualidade da educação. Unindo os municípios da região é possível compartilhar e otimizar recursos. Sozinhos, os avanços são mais difíceis”, disse.
O professor doutor Mozart Neves Ramos, do Movimento “Todos pela Educação” e do Conselho Nacional de Educação, disse que o “Todos pela Educação” percebeu que para a educação melhorar na velocidade desejada era preciso transformar a forma de trabalhar. “Talvez, um município pequeno tem mais dificuldades. Unindo as cidades pode ficar mais fácil. Essa é uma maneira de enxergar a educação a partir de um território, um efeito cooperativo”.
O professor doutor Francisco Cordão, do Conselho Nacional de Educação, e a pedagoga Roberta Panico também estiveram no Fórum em Votuporanga.
Os participantes foram envolvidos em uma oficina técnica de avaliação e reelaboração do plano municipal de educação, abordando as novas diretrizes para a construção de Planos Intermunicipais de Educação para os próximos 10 anos na visão de Arranjos e sua relação com o Plano Nacional de Educação.
Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação nasceram de uma iniciativa do movimento “Todas Pela Educação” e são formados por um agrupamento de municípios com características sociais e econômicas semelhantes, dentro de uma determinada região, que tenham interesse de abordar soluções em grupo, trabalhar em rede e trocar experiências sobre questões educacionais.
Recentemente, essa forma de organização do trabalho dos municípios estão relatada no Parecer CNE/CEB número 9/2011, que trata da análise de proposta de fortalecimento e implementação do regime de colaboração mediante arranjos de desenvolvimento da educação e recebeu homologação do Ministro da Educação.