Dos 136 municípios da região, projeto de Votuporanga foi beneficiado por garantir sustentabilidade, cidadania, emprego e renda
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Caixa Econômica Federal, por meio do ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), beneficiou 74 projetos brasileiros que trabalham a geração de emprego e renda, a sustentabilidade e cidadania. Dos 136 municípios da regional, o projeto da Coopervinte, cooperativa de recicláveis do município, foi o selecionado. Ontem, às 10h, na agência da Caixa em Votuporanga, ocorreu a assinatura do termo de cooperação entre Caixa e Coopervinte, que garante à cooperativa R$81 mil para investir em equipamentos e capacitação.
Marilda Zuchi, presidente da Coopervinte, contou que estava confiante. “Nos inscrevemos no ano passado e eu esperava conseguir. Estamos nos sentindo vitoriosos e muito contentes”, disse.
Entre as necessidades mais urgentes da cooperativa estão uma prensa e um carrinho hidráulico, que serão adquiridos com o recurso recebido da Caixa.
Wagner Pereira, gerente regional da superintendência da Caixa, explicou que o banco tem uma equipe que analisa os projetos inscritos e seleciona os que apresentam mais qualidade e benefícios para a sociedade. “Está entre as missões da Caixa promover a cidadania, a geração de emprego e renda e a sustentabilidade. O projeto da Coopervinte faz do lixo um luxo, beneficia as famílias envolvidas e toda a sociedade”, falou.
O prefeito Junior Marão salientou as parcerias entre Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Votuporanga, sem vínculos políticos, que têm beneficiado os munícipes. Ele ainda parabenizou a Coopervinte pelo trabalho e ação em benefício do meio ambiente.
Edson Inoue, gerente de uma agência de São José do Rio Preto e coordenador regional da ODM Caixa, Marcelo de Oliveira Carneiro, gerente geral de Votuporanga, administradores da Coopervinte e equipe Caixa também acompanharam a assinatura do termo de cooperação.
A Coopervinte, como o próprio nome já conta, começou com 20 cooperados e hoje tem 45 colaboradores. Iniciou suas atividades em fevereiro de 2008 com o objetivo de incentivar a separação do material reciclável em casa e difundir práticas simples que contribuem muito com a preservação dos recursos naturais. O grupo passa em todos os bairros coletando materiais como embalagens de alimentos, caixas de leite longa-vida, eletrodomésticos quebrados, isopor, ferro, garrafas plásticas, latinhas de refrigerante, vidro entre outros.
O Programa Caixa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio tem como objetivo sensibilizar, mobilizar, integrar, articular, fortalecer e promover uma sociedade sustentável, incentivar o desenvolvimento local sustentável para a consolidação de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente equilibrada, em prol do bem-estar das comunidades brasileiras.