Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Logo após o nascimento dos bebês, a Santa Casa de Votuporanga fornece uma série de informações às novas mamães, entre elas, sobre o exame do pezinho, que é realizado nas Unidades de Saúde logo após as primeiras 48 horas do nascimento, com prazo máximo de sete dias.
O exame dos recém-nascidos que precisam ser internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal é feito na Santa Casa.
A Santa Casa orienta também sobre as primeiras vacinas e o exame do olhinho que foram realizados no hospital; também sobre o teste da orelhinha que é agendado e, posteriormente, realizado também na instituição; e a procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências para providenciarem o exame do pezinho.
Até 20 de março de 2012, o hospital registrou o nascimento de 389 crianças, todas as mães receberam essas importantes informações.
Segundo o médico Antônio Seba Júnior, pediatra, o exame do pezinho é de primordial importância para diagnóstico precoce de algumas doenças neonatais, devendo ser realizado após 48 horas de vida, geralmente depois da alta hospitalar. Realizado no hospital somente em internações prolongadas, em casos de prematuros, por exemplo. “Todas as mães são orientadas a realizar este exame nos postos de saúde ou em clínicas particulares, preferencialmente entre o terceiro e quinto dia de vida, quando a possibilidade de detecção positiva é maior”, explicou o médico.
Doenças detectáveis com o exame: Hipotireoidismo Congênito: causa deficiência de produção de hormônios tireoidianos, com sequelas neurológicas graves; Fenilcetonúria: déficit enzimático com acúmulo do aminoácido Fenilalanina no sangue, com consequente atraso Neuropsicomotor gravíssimo; Fibrose Cística: cursa com Pneumonias de Repetição e Diarreia Crônica associada a crescimento insuficiente; Hemoglobinopatias: grupo de doenças de origem hereditária com quadro de Anemia de gravidade variável. “Portanto, todas as crianças devem ser submetidas a este exame de fácil realização e de grande valor”, finalizou o pediatra Antônio Seba Júnior.