Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O médico oftalmologista Luiz Kazuo Kashiwabuchi, de São José do Rio Preto, confirmou ontem ao jornal A Cidade a data de inauguração do Hospital do Olho de Votuporanga, 6 de janeiro de 2013. Ele, que constrói a unidade, contou que o andamento da obra está dentro do prazo previsto. Estão sendo investidos R$5 milhões no prédio, localizado na rua Pernambuco, esquina com a rua Espírito Santo, mais R$20 milhões em equipamentos, quase todos já adquiridos.
“Já está pronto o buraco para o estacionamento de 49 veículos e a primeira laje do prédio deve ser concretada no máximo em dez dias”, explicou o médico. Ele contou ainda que o prefeito Júnior Marão passa quase todos os dias na obra.
O médio Luiz Kazuo Kashiwabuchi é votuporanguense e foi embora em 1966. Sempre manteve um carinho especial pela cidade e a sua intenção com o hospital é contribuir com o crescimento do município.
O médico também visita a construção a cada quinze dias e são grandes as suas expectativas para o sucesso do empreendimento. “Espero fazer algo de bom para a cidade. Tenho muitos clientes e amigos em Votuporanga. a receptividade foi muito boa e estou muito feliz”, falou.
O prédio contará com seis andares e aparelhos tecnológicos avançados, até mais que os existentes na sua clínica em São José do Rio Preto, onde ele atua e recebe, inclusive, pacientes de Votuporanga. O hospital funcionará a base de energia solar, por meio de um sistema de bateria que armazena energia. A água de chuva será captada em uma caixa d´água de 100 mil litros no subsolo, para reuso.
A equipe clínica do hospital de Votuporanga será composta por 10 oftalmologistas, com atendimento 24 horas. Uma cirurgia de miopia, que é realizada em Rio Preto hoje, poderá ser feita na cidade, assim como descolamento de retina e tantos outros procedimentos.
Serão três mil metros quadrados de área construída. Toda a complexidade de hospital e subespecialidades serão oferecidas, incluindo para convênios, SUS (Sistema Único de Saúde) e Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).
A construção do hospital na cidade foi anunciada em setembro do ano passado, em reunião no gabinete do prefeito Júnior Marão. O presidente da Câmara Municipal, Mehde Meidão Slaiman Kanso, e o deputado estadual Carlão Pignatari também estavam presentes.
Para o prefeito Júnior Marão, a construção do hospital é a maior conquista de Votuporanga atualmente na área da saúde.