Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga teve um surto de conjuntivite no ano passado, foram 11.978 casos de janeiro a dezembro. Somente no mês de março, quando aconteceu o carnaval em 2011, foram registrados 7.731 casos, em abril, 2.224. Como neste ano o município já conta com mais de 100 casos, é preciso redobrar os cuidados e intensificar a higienização das mãos, que evita a contaminação.
Segundo o médico Jucival Fernandes, infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade não está em novo surto, mas é preciso tomar cuidado. “Não lavar a mão mata mais que o tabaco. A maior medida de impacto para evitar infecções é lavar as mãos”, explicou.
Votuporanga chegou a registrar mil casos de conjuntivite por semana no primeiro trimestre no ano passado.
A conjuntivite
O primeiro estágio da conjuntivite é viral e tem como sintomas os olhos vermelhos, líquido escorrendo, lacrimejante, fotofobia (dificuldade de ficar na claridade) desconforto ocular; podendo durar de sete a dez dias.
Quando a conjuntivite viral evolui para a fase bacteriana, é um grau mais elevado de complicação e precisa de cuidado e tratamento adequado com especialista.
A Secretaria Municipal de Saúde sugere o afastamento de pessoas com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos por pelo menos sete dias. Recomenda-se cuidados de higiene pessoal, como lavar com frequência as mãos e o rosto com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar, quando possível, lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais; utilizar travesseiros individuais; evitar o uso de objetos (lápis, copos) de pessoas com conjuntivite; evitar atividades de grupo enquanto secreção ocular estiver presente, evitar frequentar piscinas e uso de lentes de contato; realizar limpeza com água e sabão e, posteriormente, com álcool 70% as superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite.
Todo o caso de conjuntivite deve ser encaminhado ao serviço de saúde para diagnóstico e orientações quanto ao tratamento e controle da doença.