Da Redação
A maioria dos consumidores estão optando por sacolas retornáveis nas compras dos supermercados. De acordo com levantamento feito pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) com seus associados, a divulgação feita com maior intensidade desde o começo do ano reverteu em conscientização dos consumidores. Somente 2,6% dos que fizeram suas compras optaram pelas sacolas biocompostáveis.
“A população de São Paulo está de parabéns por ter demonstrado adesão à campanha e, com isso, um alto nível de comprometimento com a questão ambiental. Só no primeiro dia da ação deixamos de descartar quase 19 milhões de sacolas no meio ambiente”, ressalta João Galassi, presidente da Apas. Por ano, a distribuição de sacolas descartáveis pelos supermercados paulistas somava próximo de 7 bilhões.
Grande parte da população já vai às compras com suas sacolas reutilizáveis ou recorrem a outros meios mais sustentáveis para levar as mercadorias para casa desde que a campanha começou a se tornar efetivamente pública e ao que parece, a conscientização já está dando resultado.
No dia 25, que representou o começo da ação por todos os supermercados que aderiram ao acordo da Apas com o Governo do Estado, poucos foram os consumidores que questionaram a mudança.
Segundo João Galassi, além do benefício ambiental da ação, as despesas com sacolinhas vão sair das planilhas de custo dos supermercados e isso será repassado para a população em forma de promoção e ofertas. “Seja em preço, em ações de sustentabilidade ou serviços, esse repasse vai ser feito e a população vai sair ganhando”, finalizou.
Sobre a Apas
A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.600 lojas.