Parceira entre Governos Federal e do Estado de São Paulo amplia a oferta dos cursos técnicos, beneficiando alunos do ensino médio
Da Redação
Votuporanga terá mais 80 vagas no ensino técnico a partir de 2012. Foi firmado um acordo de cooperação entre Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo para o oferecimento da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Articulada com Ensino Médio de Forma Integrada. As vagas são dividas entre os cursos de técnico em edificações e técnico em manutenção e suporte em informática. Na manhã de ontem, a gestora executiva do ensino médio técnico da Secretaria de Estado de Educação, Lúcia Lodi, esteve em Votuporanga para expor o projeto aos professores da Escola Estadual professora Uzenir Coelho Zeitune (pólo) e IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus de Votuporanga, onde acontecerão as aulas.
As inscrições começam na segunda-feira (17/10) e seguem até o final do mês de novembro, das 8h às 16h, na escola Uzenir. Podem se inscrever estudantes que ingressarão no ensino médio em 2012, de qualquer escola. As aulas serão no Instituto Federal, em período integral, das 7h às 17h. Será oferecida merenda e os responsáveis analisam a possibilidade de garantir o transporte até o local. Serão duas turmas, com 40 vagas em cada curso.
O processo seletivo será por meio de sorteio público, sem privilégio para estudantes de nenhuma escola.
José Carlos Jacintho, diretor geral do IFSP campus de Votuporanga, ressaltou que essa é mais uma parceira de sucesso para atender a população.
“Do curso, o a aluno sai preparado para o vestibular e para o mercado de trabalho. Esta parceria significa a formação integral do adolescente, a formação básica aliada à educação profissional e também assegura aos jovens a política pública concreta, que lhes possibilita a inserção positiva na sociedade. Somos privilegiadas com a conquista dessas vagas para Votuporanga, é um motivo de festa”, ressaltou a diretora da Uzenir, professora Elimeire Alves de Oliveira.
Atualmente, o IFSP oferece esses dois cursos nos períodos da tarde e noite, para quem está no ensino médio, a partir do segundo ano. A partir de 2012 esses cursos irão para o período noturno e entram as duas turmas novas em período integral para quem está iniciando o ensino médio.