Jorge Seba ressaltou que o principal objetivo da iniciativa é reduzir o número de acidentes
Da Redação
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, e o diretor do departamento de trânsito, Wilson da Silva, anunciaram ontem, que os radares fixos, lombadas eletrônicas e radar móvel começarão a funcionar no próximo dia 17.
“A partir do dia 17 os equipamentos estarão definitivamente funcionando. A Prefeitura fará uma campanha publicitária antes a respeito do funcionamento dos radares e lombadas para orientar a população”, explicou Seba.
O secretário disse ainda que o principal objetivo da iniciativa é reduzir o número de acidentes do município; diminuindo também a quantidade de pessoas com sequelas de acidentes, que geram um grande custo na saúde pública no Brasil. “Sabemos que a quantidade de veículos de Votuporanga é grande e a quantidade de acidentes também, causados principalmente pelo desrespeito às normas de trânsito. A fiscalização eletrônica está presente nas cidades em crescimento”.
Segundo Wilson da Silva , Votuporanga regista em média cinco acidentes de trânsito por dia, aproximadamente 150 por mês. E aproximadamente 50 não são registrados pelos órgãos de trânsito.
A expectativa é que a fiscalização eletrônica reduza em 30% o número de acidentes com vítimas e em 50% a quantidade de atropelamentos.
“Nosso foco é que haja educação no trânsito. Apelamos aos motoristas que eles respeitem a velocidade máxima permitida. Não queremos arrecadar dinheiro com as multas, queremos que a fiscalização seja um instrumento de educação. Por que muitas pessoas adquirem o hábito de dirigir na velocidade certa depois da instalação de radares e lombadas eletrônicas, que coíbem o abuso. Queremos fazer com que as pessoas não cometam mais infrações. Vamos tentar colocar na cabeça de cada um que a legislação deve ser respeitada. Para educação e segurança é que servem os radares e lombadas”, destacou o secretário.
Todos os valores arrecadados com as multas serão destinados a melhorias no trânsito.
Os pontos onde os equipamentos foram instalados passaram por observação durante um tempo. Observou-se que na avenida Antônio Augusto Paes, por exemplo, alguns veículos transitavam em até 95 quilômetros por hora; em algumas ruas a 70 ou 80 quilômetros por hora, velocidades incompatíveis com os locais.