O projeto “Sensor de intensidade ultravioleta: auxiliando na prevenção do câncer de pele” foi encaminhado para a ONU
Da Redação
Os alunos do Sesi de Votuporanga apresentaram os projetos de pesquisa, realizados para participarem do torneio de robótica proporcionado pela FIRST USA, à secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, à secretária de Saúde, Fabiana Arenas Stringari de Parma, e ao deputado estadual Carlos Pignatari, na manhã de sexta-feira (7/10), no Paço Municipal. O projeto “Sensor de intensidade ultravioleta: auxiliando na prevenção do câncer de pele” foi encaminhado para a ONU como forma de contribuir para a sociedade, doando a ideia antes que aconteça a sua patente comercial.
Os alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental da Escola Sesi de Votuporanga participam do Torneio de Robótica, que acontecerá no dia 14, em Birigui-SP, promovido pelo Sesi e For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), visando estimular a curiosidade dos alunos para o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas.
O desafio para 2011 é o Body Forward, isto é, soluções para a saúde do corpo, utilizando a tecnologia robótica. Para a competição, além do projeto, os estudantes criaram ainda um robô por equipe.
Pesquisa da equipe SESI MegaBots Kids
Olho Biônico
Este trabalho apresenta um dispositivo decodificador de imagens, o Olho Biônico, que visa auxiliar os deficientes visuais na “leitura” de imagens através do tato.
Aborda a deficiência visual, os métodos de aprendizagem de leitura para deficientes visuais, o método Braille para leitura de palavras e apresenta a ideia do Olho Biônico, para leitura de imagens.
Pesquisa da equipe SESI MegaBots
Sensor de intensidade de raios ultravioletas
O objetivo desta pesquisa consiste em criar um dispositivo capaz de medir a intensidade de raios ultravioletas, alertando as pessoas do perigo eminente e com isso buscando uma solução para a prevenção do câncer de pele. Seria acoplado aos celulares, visando alcançar maior parcela da população, uma vez existem aproximadamente 5,28 bilhões de celulares.
ONU
Equipe MegaBots - Sensor de intensidade ultravioleta: auxiliando na prevenção do câncer de pele
A ideia do projeto da equipe MegaBots relacionada ao sensor de intensidade ultravioleta foi encaminhada para a ONU, com o objetivo de doar a ideia para que ela seja a proprietária da patente e dessa forma evitando que seja patenteado e utilizado com objetivos comerciais por terceiros.
A exposição aos raios ultravioletas aumenta as chances de desenvolvimento de câncer de pele e o dispositivo sugerido pelo projeto seria formado por uma placa que captura os raios ultravioletas e gera energia, acionando uma luz vermelha, informando assim a taxa de incidência dos raios ultravioletas. Seria acoplado aos celulares, visando alcançar maior parcela da população, uma vez existem aproximadamente 5,28 bilhões de celulares habilitados, ou seja, é quase o número da população de habitantes do planeta, e com isso mais pessoa teriam acessos e seriam beneficiadas.