Para conquistar o selo, o estabelecimento recebeu as visitas das equipes da Vigilância
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Vigilância Sanitária entregou ontem pela manhã o “Selo de Qualidade - 2011” aos estabelecimentos do setor alimentício participantes da segunda edição da campanha. No total, 15 comerciantes foram contemplados com a categoria ouro, entregue ao estabelecimento que apresentar entre 91% e 100% no critério “Necessário”.
A responsável pelo órgão, Neli Fernandes Drovetto de Oliveira, afirmou que Votuporanga está engatinhando quando se trata de Vigilância. "A população não entendia o trabalho. Isso era ruim para todo mundo, para consumidor e comerciantes. É muito gratificante vermos 15 comerciantes recebendo o selo ouro. O programa tem critérios para ser contemplado. Alguns já ganharam o certificado no ano passado em outras categorias", disse.
Neli afirma ainda que a iniciativa ocorre apenas em Votuporanga. "Nenhum município faz isso, é uma responsabilidade muito grande. Os nossos critérios são rígidos", complementou.
Já o presidente da Associação Comercial de Votuporanga, Marcos Aureliano, ressaltou que qualidade nunca é demais. "Espero que o selo traga sucesso e que Votuporanga continue apostando em qualidade", afirmou.
O vereador José Carlos Leme de Oliveira enfatizou que a Vigilância é parceira dos comerciantes. "É um programa que é modelo para as outras cidades. A Câmara é solidária a esta iniciativa. Todos ganham", falou.
Representando o prefeito Nasser Marão Filho, o chefe de gabinete Flávio Liévana, disse que a Vigilância começou tímida na época do ex-prefeito Carlos Eduardo Pignatari e que está avançando. "O órgão sabe conversar e negociar com os comerciantes. Estamos crescendo", destacou.
A secretária de Saúde, Fabiana Parma, ressaltou que é um orgulho enorme o trabalho junto com o setor regulamentado. "Foi um grande desafio, com muitas dificuldades.Foi uma caminhada. Hoje, a população conhece o papel da Vigilânciaque é parceira e os estabelecimentos reconhecem", finalizou.
Questionário
Para conquistar o selo, o estabelecimento recebeu as visitas das equipes da Vigilância para a aplicação do roteiro de inspeção; que conduzido por um questionário abordou assuntos relativos a higiene, instalações, controle de pragas, resíduos, manipulação de alimentos, limpeza, área de vendas, entre outros.
Segundo a coordenadora, é importante destacar que a campanha não possui caráter de fiscalização, mas, “de conscientizar os proprietários desses estabelecimentos sobre a necessidade e relevância das boas práticas na manipulação dos alimentos comercializados”.
IMPRESCINDÍVEL: aquele que atende às Boas Práticas de Fabricação e Controle, e pode influir em grau crítico na qualidade ou segurança dos produtos e processos.
NECESSÁRIO: aquele que atende às Boas Práticas de Fabricação e Controle, e que pode interferir em grau menos crítico na qualidade ou segurança dos produtos e processos.
RECOMENDÁVEL: atende às Boas Práticas de Fabricação e Controle, e refletir em grau não crítico na qualidade ou segurança dos produtos e processos.
Participantes da Campanha “Selo de Qualidade – 2011”
Pesque e Pague Ilha do Pescador
Casa de Carnes Vila Paes
Casa de Carnes Nossa Senhora Aparecida
Churrascaria Recanto Gaúcho
Água Doce Cachaçaria
Cantinho do Bolo
Casa de Carnes Watanabe
Padaria Miellenium
Casa de Carnes Alvorada
Restaurante Paulistano
Padaria e Confeitaria Café Colonial
Padaria Bella Votu
Churrascaria Picanha na Brasa
Padaria Ki-Pão
Restaurante Oishii
*Todos os estabelecimentos cumpriram as normas determinadas pelo Código de Vigilância Sanitária, e receberam o selo da série Ouro.