Serviço colaborou com a redução em 50% dos atendimentos realizados pelo pronto socorro da Santa Casa
Da redação
Desde a sua inauguração, em 30 de abril de 2011, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas já realizou 14.600 atendimentos em Votuporanga, média de 3.700 por mês. Com isso, a Santa Casa de Misericórdia, que atendia aproximadamente sete mil pessoas por mês no Pronto Socorro teve esse número reduzido para uma média de 3.400 pacientes por mês. A UPA colaborou para a redução de 50% das entradas no pronto socorro.
Segundo a médica Lívia Rodrigues Sgrignolli Fernandes, coordenadora do Samu, com a implantação da UPA, que chega a atender mais de 150 pacientes por dia, e
reformulação do mini hospital do Pozzobon, a Santa Casa realiza menos atendimentos primários e secundários. "Ficou com os casos mais graves. Foi possível desafogar a Santa Casa", disse.
Grande parte dos pacientes quem chegam à UPA são encaminhados pelo Samu. Hoje a atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do Samu
192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.
A Rede de Atenção às Urgências e Emergências visa articular e integrar todos os
equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.
A Rede de Urgências é pensada de forma integrada e coloca à disposição da
população serviços mais próximos de sua residência. Com as Centrais de Regulação do Samu 192, o Ministério da Saúde trabalha na organização da estrutura disponível.
Quando uma ambulância do programa é enviada para o atendimento, os profissionais de saúde já sabem para onde levarão o paciente. É o fim da peregrinação à procura de um leito, com a ambulância buscando onde deixar o paciente.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h)
O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam
encaminhados para as unidades hospitalares.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.
Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu 192)
Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de
atendimento, ambulância e equipe adequado a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O Samu /192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.
Samu 192 e UPA 24h trabalham integrados no atendimento às urgências e emergências.