A Unifev participa desse programa e já conta com duas turmas de Licenciatura em Pedagogia
Da Redação
O Centro Universitário de Votuporanga – Unifev está em parceria com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que foi instituído por meio do acordo de Cooperação Técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O objetivo é capacitar os professores que estão em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, e que não possuem formação mínima em licenciatura.
A Unifev participa desse programa e já conta com duas turmas de Licenciatura em Pedagogia em andamento. Para esta etapa, o Centro Universitário de Votuporanga disponibilizou, na Plataforma Freire, 90 vagas presenciais em Licenciatura de (suprimir) Pedagogia, além de oferecer 30 vagas (suprimir) para cada um dos seguintes cursos de Licenciatura: Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Geografia e Educação Física.
A formação do licenciado em Pedagogia fundamenta-se no trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não escolares, que tem a docência na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental como base.
A Capes abriu mais um período de pré-inscrições para os cursos de Licenciatura na modalidade presencial para início no primeiro semestre de 2012, em cursos ofertados no âmbito do Parfor Presencial. Os cursos ofertados são inteiramente gratuitos e destinam-se exclusivamente aos docentes em exercício na rede pública de educação básica.
Nesta primeira etapa o professor faz sua pré-inscrição, via Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), na escola que ele atua até o próximo dia 10 de setembro.
São ofertados os seguintes tipos de Licenciatura:
Primeira Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
Segunda Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica em área distinta da sua formação inicial;
Formação Pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontrem em exercício na rede pública da educação básica.