Cerca de 80% dos funcionários do CDD (Centro de Distribuição Domiciliar) de Votuporanga pararam de trabalhar
Da redação
Com atividades paralisadas desde a zero hora de ontem, os trabalhadores nas empresas de Correios, Telégrafos e Similares não tem data para voltar aos serviços, a decisão foi tomada em reunião realizada na frente da Câmara Municipal de Votuporanga, ontem, às 17 horas. Cerca de 80% dos funcionários do CDD (Centro de Distribuição Domiciliar) de Votuporanga pararam de trabalhar.
Funcionários de Valentim Gentil, Ouroeste, Olímpia, Paulo de Faria, Nova Granada, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Jales, entre outros municípios da região, também entraram em greve. Trabalhadores dos Correios de 25 estados mais o Distrito Federal estão em greve.
Em São José do Rio Preto, onde estão paralisadas as atividades de CE (Centro de Encomendas), caso o serviço deixe de acontecer durante uma semana, podem ficar 15 mil encomendas paradas.
Dos 35 Sindicatos dos Trabalhadores nas Empresas de Correios, Telégrafos e Similares do Brasil, 34 aderiram à paralisação.
De acordo com o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, a greve tem a participação de 32% dos 109 mil funcionários. Ele contou ainda que 17% das entregas diárias - 5,3 milhões de objetos - estão paradas. Os serviços Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta, que têm prazo para entrega, estão suspensos por tempo indeterminado.
Eles reivindicam:
Revogação imediata da MP 532/11 que privatiza os Correios;
Reposição da inflação de agosto/2010 a julho/2011 pelo índice IPCA - 7,16%;
Aumento real de R$400 linear;
Piso salarial de R$1.650 e condições dignas de trabalho.
Oficialmente ainda não foi iniciada nenhuma negociação, mas os trabalhadores estão abertos à conversa.
Hoje, às 9h40, os grevistas de Votuporanga dirigem-se a São José do Rio Preto para uma reunião do sindicato.