É interessante que as crianças e os jovens aprendam logo cedo a se tornar consumidores responsáveis
Da redação
"Educação para o consumo" foi o tema da palestra oferecida pela diretora do Procon de Votuporanga, Andréa Thomé, ontem, às 8h, para os menores aprendizes do Dafic, no Centro Social. "O público foi formado por adolescentes que trabalham na área de prestação de serviços. Tentamos acrescentar novos conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes", destacou Andréa.
Os assuntos tratados foram problemas relacionados às compras de celulares, computadores, entre outros objetos; esclarecimentos sobre questões financeiras, já que eles passam a ser público dos serviços bancários; e o endividamento. "Para que eles sejam multiplicadores da prevenção nessas situações", reforçou Andréa.
Os menores receberam um completo material informativo e o técnico em Defesa do Consumidor, Willians Cadamuro, apresentou casos práticos do Procon de Votuporanga. "A intenção é orientar e conscientizar os jovens cidadãos sobre os seus direitos, além de sensibilizar os educadores para a importância de incluir o tema consumo nas atividades educacionais", acrescentou.
Para a diretora do Procon, é interessante que as crianças e os jovens aprendam logo cedo a se tornar consumidores responsáveis e cientes de seus direitos, já que hoje a sociedade é voltada para o consumo exagerado. Para Andréa Tomé, "é importante também que as escolas da cidade incluam o tema consumo no seu projeto pedagógico, para que os alunos não só conheçam seus direitos mas, especialmente, possam encontrar alternativas de ação além de somente ceder aos apelos do mercado consumidor", afirmou.