Diretor não concorda que Votuporanga é indústria de multas e afirma que número de autuações poderia chegar até 900/dia
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O trânsito de Votuporanga tem sido assunto de e-mails pela internet. Com o título de "A indústria das multas", cidadãos votuporanguenses estão afirmando que os radares começam a funcionar nesta semana e que os equipamentos arrecadarão muito dinheiro dos motoristas.
A pedido do jornal A Cidade, a Prefeitura enviou uma nota oficial. Segundo o diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes, Wilson Silva, as informações veiculadas de que Votuporanga é uma “indústria de multas” e que o sistema de radares entrará em funcionamento esta semana, não procedem, sendo totalmente descabidas.
Com relação às multas, de acordo com uma pesquisa de campo realizada por uma equipe de 10 agentes de trânsito da municipalidade, somente visando o uso da via (ou seja, sem se atestar situação mecânica e de pneus, documentação do veículo e condutor, dentre outras), o número de autuações no trânsito de Votuporanga poderia chegar até 900/dia.
Entretanto, segundo Silva, “hoje são lavradas pelos agentes da Prefeitura cerca de 300 multas mensais”. Há informações, que poderão ser confirmadas junto ao comando da corporação, de que a Polícia Militar elabora cerca de 100 a 200 multas mensais. Estes números, em se tratando de Votuporanga, que possui uma quarta maior frota do Estado, atestam claramente que o número de multas lavradas está abaixo da média, levando-se em conta municípios de igual ou menor porte, inclusive. Com relação aos radares, Silva afirma que “ainda estamos em fase de implantação, efetuando estudos e auferindo os resultados para dimensionar os equipamentos e definir exatamente os locais, fase que antecede a aferição dos radares por parte do IPEM; ou seja, ainda não existe uma data definida para se iniciar a fiscalização eletrônica”.
Por enquanto, há apenas o trabalho de conscientização com os motoristas que passam pelos locais onde estão os aparelhos, nas avenidas Emílio Arroyo Hernandes, entre as ruas Rio Negro e Vereador Haroldo Pimenta Meniti, no sentido centro/bairro, e Antônio Augusto Paes, entre as ruas Toraguma Abe e Guanambi, também no sentido centro/bairro, local onde no ano passado, o aposentado Olavio José Dias, de 66 anos, morreu ao ser violentamente atropelado por uma motocicleta.
Quando os aparelhos estiverem em funcionamento, a velocidade máxima permitida nos pontos será de 50 quilômetros por hora. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano elaborou estudos no sentido de melhorar alguns pontos mais críticos. Levantamentos do número de acidentes e velocidade foram feitos e as ações aconteceram como a instalação de redutores de velocidade em algumas ruas e avenidas (lombadas) e semáforos em cruzamentos onde o índice de acidentes é alto.
De acordo com o levantamento, alguns veículos transitavam a 95 quilômetros por
hora na avenida Antônio Augusto Paes, sendo que a velocidade permitida é de até
50km/h; já no cruzamento da avenida República do Líbano com a rua Francisco Bueno Escobar, foi constatada velocidade de até 102 quilômetros por hora, sendo que a velocidade máxima permitida para o local é de 60km/h.
Votuporanga conta atualmente com uma frota de mais de 66 mil veículos, sendo 20,8 mil motos, 32,5 mil automóveis e o restante de caminhões, caminhonetes e outras variações, porém um dado preocupa diariamente as autoridades de trânsito na cidade: nos últimos quatro anos foram registrados mais de seis mil acidentes de trânsito nas ruas da cidade, o equivalente a uma média em torno de 140 acidentes por mês.
((Pontos para radares))
Radares Fixos
Av. Antônio Augusto Paes (entre as ruas Toraguma Abe e Guanambi)
Av. Wilson Foz (próximo ao Sebrae)
Rua Minas Gerais (entre a Paraíba e Rio Janeiro)
Lombadas Eletrônicas
Av. Emílio Arroyo Hernandes (Supermercado Santa Cruz)
Av. João Gonçalves Leite (defronte ao Assary)
Av. Antônio Augusto Paes (sentido bairro/centro)
Radares Móveis
Av. Emílio Arroyo Hernandes (defronte ao Facchini)
Av. Emílio Arroyo Hernandes (defronte ao Supermercado Santa Cruz)
Av. José Marão Filho (defronte à Agromec)
Av. José Marão Filho (defronte ao Hotel Votuporanga)
Rua Rio Janeiro (entre Pernambuco e Sergipe)
Av. Antônio Augusto Paes com a das Bandeiras
Rua Tibagi com a Ivai
Av. República do Líbano (em frente ao Cremil)
Av. dos Bancários (em frente ao Centro de Convenções)
Rua São Paulo (próximo à Javari) – nos dois sentidos
Rua Itacolomi (próximo à Floriano Peixoto)
Rua Orácio dos Santos (bairro Vila São Vicente) – nos dois sentidos
Rua João da Cruz Oliveira (próximo à Pizzaria 30 minutos)
Rua Pascoalino Pedrazoli (próximo à Lasinho Andreetto)
Rua Amazonas (próximo à Espírito Santo)
Rua Ângelo Petenucci (próximo à Valdevir de Oliveira Guena)
Av. José Silva Melo com a Paraíba
Av. das Nações (próximo à Senador Roberto Simonsen)
Rua Marcelino Pires Bueno (próximo à Armelindo Brunini)
Av. Joaquim José de Moraes (próximo à Agenor Sales)
Rua Minas Gerais com a Padre Izidoro Cordeiro Paranhos
Rua Bahia (entre a Rio Grande e a Acre)
Rua das Bandeiras (entre a Mato Grosso e a Santa Catarina)
Rua das Américas (próximo à Casa 4)
Rua Oiapoc (entre Américas e a Floriano Peixoto)
Av. Prestes Maia (próximo à Vocical)
Av. Prestes Maia (próximo ao Fórum)
Rua Eduardo Regiani (entre a Bahia e a Vitório Cavaleri)
Av. Pansani (próximo à Rua Porto Alegre)
Av. Vale do Sol (próximo ao Mimo)
Av. Nasser Marão (em frente à Cidade Universitária da Unifev)
Av. Jerônimo Figueira da Costa (em frete à Cefet)
Av. Aristides Galo (em frente ao Clube dos 40)