Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Que Votuporanga está crescendo, isso ninguém duvida. E um fator que contribui com o desenvolvimento, sem dúvidas, é a abertura de empresas. Segundo dados da Secretaria de Finanças, de janeiro a junho deste ano, 717 empreendimentos pediram alvará. "A maior quantidade de serviços é com relação a empresas, foram 2800 visitas. Anualmente, verificamos todas as cadastradas para ver se está de acordo com o cadastro. Este é um trabalho de praxe. Outro índice grande é abertura de alvará, de novos empreendimentos. Toda solicitação de nova empresa, o fiscal precisa ir no local para verificar a condição do prédio e as situações declaradas. O número é positivo", disse o secretário da pasta, Oscar Guarizo, em entrevista ao jornal A Cidade.
Ele destacou que a previsão para o segundo semestre, é que os números sejam ainda maiores. "A expectativa é que fecharemos o ano com 1600", complementou. Guarizo frisou que a solicitação pode ser encontrada no sistema Cidadão Online. "Para o empresário e o contador, o sistema dá toda a facilidade e tranquilidade", afirmou.
O Cidadão Online é um conjunto de serviços oferecidos pela internet em que todo
cidadão, pessoas físicas ou jurídicas, tem o direito de acessar e utilizar. O acesso às informações é feito através do CPF da pessoa física ou CNPJ no caso das pessoas jurídicas, acompanhado de uma senha pessoal que garante o acesso restrito e o sigilo em todas as informações.
Todos os serviços são gratuitos, exceto em situações em que haja obrigatoriedade do pagamento do tributo. Para utilizar os serviços basta acessar o site da Prefeitura de Votuporanga, www.votuporanga.sp.gov.br, e clicar em Cidadão Online. Para se cadastrar no sistema é necessário preencher alguns campos com seus dados pessoais e inserir uma senha que será utilizada toda vez que o sistema for acessado. A senha se torna desnecessária para serviços como Certidão Negativa de Débitos, Certificação de Autenticidade, Contato e Ajuda.
Notificações a bancos
"Nós fazemos inspeções exporádicas de dias e horas diferentes. De vez em quando, pega sim. Mas para conseguir resultado, é através da denúncia. A pessoa segura a sua senha e chama a Prefeitura. Tem momento que não haverá fiscal para ir na hora, mas ela guarda o papel e marca o horário e dia. Se a gente tiver base legal para já efetuar a multa, fazemos. Se não, realizamos uma fiscalização, no mesmo dia e horário que a pessoa está lá. Resultado sempre tem. Nós temos várias multas e processos. Está funcionando muito bem", destacou. Em seis meses, foram 37 visitas aos bancos e 3 multas.