Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) garantiu que não há qualquer projeto para a implantação de praças de pedágio na SP-320, rodovia Euclides da Cunha. O órgão endossou o pronunciamento do governador Geraldo Alckmin, durante o lançamento das obras em Votuporanga, em março, que afirmou que não haverá implantação desse recurso na via.
Durante os últimos dias, vários comentários sobre o assunto colocaram em xeque as várias declarações de Alckmin de que não haveria praças de pedágio no trecho de Mirassol a Rubineia. Algumas informações extra-oficiais de funcionários diziam o contrário. Segundo eles, haverá três praças de pedágio, sendo que uma delas seria em Fernandópolis.
Enquanto isso, as empreiteiras responsáveis pela obra — Constroeste, Conter,
Serveng/S.A.Paulista e Bandeirantes — estão atuando em três frentes de trabalho por lote.
A Conter está realizando a terraplanagem nas proximidades de Simonsen, Meridiano e
Cosmorama. Segundo o encarregador de terraplanagem, Antonio José Bueno, depois de encerrado o serviço, será lançada argila.
O investimento na duplicação da SP 320 é de cerca de R$ 775 milhões. Serão
duplicados 164,77 km dos 186 km de extensão da rodovia Euclides da Cunha. Com isso, toda a rodovia terá pistas duplas, pois o serviço já foi realizado em 21,23 km que também passarão por obras de recuperação. Em complementação, também serão duplicados 3,6 km da rodovia Péricles Bellini (SP 461) e 1,8 km da Perci Waldir Seneghini (SP 543), que fazem entroncamento com a SP 320.
A previsão é de que sejam inaugurados os primeiros segmentos em um ano e que
fique tudo pronto em novembro de 2012.
Na Euclides da Cunha estão previstas construções de seis dispositivos: trevo no
Distrito de Simonsen; retorno entre Simonsen e o viaduto “Nelson Camargo”, alça de acesso e passarela para pedestres em frente à Cidade Universitária da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga; travessia ligando a avenida Wilson de Souza Foz à avenida CESP, na Zona Norte da cidade, trevo no cruzamento com a rodovia Péricles Belini e retorno próximo ao Pampa Ville.
Já na Péricles Belini estão previstos mais três dispositivos: travessia ligando a avenida das Nações ao 2.º Distrito Industrial, trevo que liga o bairro Chácara das Paineiras (Rua Vitório Albarello) à estrada vicinal “Nelson Bolotário”, conhecida como “Subida da Morte“ (sentido Valentim Gentil), e trevo que liga a avenida Onofre de Paula ao Residencial Noroeste.