J.L.Pavam
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A presidente da República, Dilma Rousseff, está fazendo um limpa no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Vários diretores do órgão foram afastados, acusados de realizar contratos fraudulentos e arrecadação de recursos para o PR (Partido da República). Um dos demitidos foi o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento. Toda a diretoria do Dnit também foi afastada. As denúnicas foram aflorando por meio de reportagens de jornais e das revistas de circulação nacional.
Para Votuporanga, a surpresa foi o envolvimento de Frederico Augusto de Oliveira Dias, tido como assessor da diretoria do Dnit e que atuaria como lobista de um esquema de favorecimento de empreiteiras, segundo notícia do jornal Correio Braziliense. Dias, tratado como boy e estafeta por Luiz Antonio Pagot no depoimento que prestou à Câmara dos Deputados, na semana passada, seria um operador a serviço do secretário-geral do PR, deputado Valdemar Costa Neto.
Dias esteve em Votuporanga por duas vezes. Foi recebido, na época, pelo prefeito Nasser Marão Filho e pelo então presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Carvalho.
Foi, inclusive, nos locais onde devem ser construídos os pontilhões de transposição da linha férrea. O jornal A Cidade acompanhou a visita do assessor.
A proposta discutida na época era de se construir duas transposições — uma na
Estrada do 27 (Vicinal Adriano Pedro Assi) e outra no final da avenida República do Líbano.
Segundo Frederico Dias, naquela oportunidade, quando chegou a acontecer a
assinatura do convênio para a elaboração do projeto, seria feita a abertura do processo licitatório. "Agora tem a burocracia e vamos respeitá-la. Da publicação no Diário Oficial mais 90 dias para se contratar uma empresa. Depois de seis a sete meses para aprovação de um projeto de qualidade. Após, com o recurso para fazer a obra, mais 18 a 20 meses para a finalização do projeto", explicou o assessor do Dnit. Entretanto, nada saiu do papel até hoje.
O projeto, de acordo Dias, deveria ficar em torno de R$ 300 mil. "Só o projeto. Uma coisa é o projeto arquitêtonico e outra a obra, com concreto, que deve ficar em mais de R$ 10 milhões", salientara.
Várias cidades do interior paulista tem recebido obras do Dnit, como Barretos, Valentim Gentil, Serrana, Ribeirão Preto e Araraquara, explicou ele na época. A obra em Votuporanga é uma reivindicação das pessoas que moram no entorno da linha férrea, como os moradores do Conjunto Habitacional Sonho Meu e Jardim das Palmeiras II. "E acaba viabilizando um projeto urbano da cidade como um todo, dentro de um crescimento ordenado. Que ele possa ser feito de uma forma planejada dentro do tráfego de carros, de motos e até mesmo da passagem das pessoas. Que possamos ter esse crescimento dentro de uma situação muito bem planejada", analisou o prefeito quando da assinatura do convênio.
Prefeito
Procurado pela reportagem, por meio da assessoria da comunicação da Prefeitura, Marão disse que "a transposição da linha férrea no município está em fase final de elaboração de projeto, conforme informações repassadas pelo próprio Dnit, já que a contratação da empresa especializada foi feita diretamente pelo órgão federal."
Sobre contatodo Dnit, declarou que "o Sr. Frederico Augusto de Oliveira Dias foi
apresentado como assessor da Diretoria Geral do Dnit (Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes) pelo próprio órgão, no ano passado", quando Marão e o presidente da Câmara na época, Osvaldo Carvalho, foram buscar, em Brasília, informações sobre o andamento do projeto de transposição da linha férrea, inclusive sendo atendidos por Frederico Dias em um gabinete na sede do Dnit.
Diz a nota que "o prefeito ficou surpreso, já que o próprio Dnit informou e encaminhou Marão para discutir o assunto da transposição da linha férrea com o Sr. Frederico Dias, porém, acredita que não haverá prejuízos ao município, já que a elaboração de projeto já está sendo finalizado", conclui. Frederico Dias foi afastado de suas funções.