Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O campus Votuporanga do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) começa a funcionar no final deste mês. "A partir da semana que vem, faremos a mudança e até final de junho, já estaremos todos lá. Os equipamentos de laboratório e os computadores já chegaram. Alguns aparelhos para a edificação e mecânica estão vindo aos poucos", disse o diretor geral do campus Votuporanga, José Carlos Jacintho, em visita ao jornal A Cidade ontem à tarde.
O prédio já está pronto. "Houve problemas no entorno, como o calçamento, mas ja
está tudo certo. A ligação de energia elétrica estava faltando, mas agora foi resolvida", complementou.
O diretor falou que a inauguração está prevista para final de junho. "Depende de três agendas: a do prefeito Nasser Marão Filho, do reitor do Instituto Federal e do
Ministério da Educação. Mas até agosto, faremos a aula inaugural", contou.
Ele destacou que as inscrições para os cursos de Edificações (com 40 vagas, tarde e noite) e Manutenção e Suporte em Informática (com 40 vagas, tarde e noite) seguem até o dia 15 de junho. "Podem ser feitas no site www.vestibularifsp.com.br. A taxa é de R$ 20, mas as pessoas interessadas podem pedir a isenção da mesma. O ensino é gratuito, não há gastos com matrícula e nem mensalidade", disse. O vestibular será no dia 10 de julho.
Jacintho contou as novidades previstas para o campus. "No ano que vem, iremos abrir cursos de Eletrotécnica e Mecânica. O IFSP tem um plano de desenvolvimento institucional. Ele é elaborado de acordo com as especificidades da região. Em 2013, teremos cursos de licenciatura. Pensamos em algo como Física ou Matemática", destacou.
Mas as metas não param por ai. "Mais para frente, queremos cursos tecnológicos e de engenharia e depois, pós-graduação. Estamos negociando cursos do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) Fic (Formação Inicial e Continuada) com a Prefeitura. Os alunos do primeiro ao nono anos teriam uma qualificação profissional, a princípio em paisagismo e jardinagem. Seria um grupo bem heterogêneo. Seriam oferecidas 200 aulas de curso que além do específico, envolveria cidadania e empreendedorismo,além de segurança no trabalho", afirmou. O campus também pretende cursos de qualificação profissional na área de desenho para a construção civil e informática com noção de Linux.
O diretor garante que a preocupação da escola é no aluno. "Não queremos que se
formem sem saber o que precisa para o mercado de trabalho. Alguns têm dificuldades em topografia, na edificações, e de lógica, na informática. Oferecemos aula de reforço de matemática para que as carências sejam supridas", destacou.
Jacintho era coordenador do curso de Engenharia da Produção em São Paulo quando foi convidado ao cargo de diretor em Votuporanga. "Estava há 18 anos no Instituto como professor concursado. Sou engenheiro mecânico, com mestrado na USP e doutorado na Unicamp", disse.
"O grande desafio de qualquer campus é vencer a evasão e conquistar público para as turmas da tarde. Como sonho, quero que a unidade tenha mais de 1500 estudantes e com cursos superiores de graduação", concluiu.