Andressa Aoki
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Ao contrário do que se vê ao longo da rodovia Euclides da Cunha, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) garante que as obras de duplicação estão em andamento. O jornal A Cidade publicou ontem com exclusividade que as empreiteiras vencedoras da licitação — Constroeste, Conter, Serveng/S.A.Paulista e Bandeirantes — alegam que a obra emperra na falta de licença de instalação e de desapropriação. A licença é a segunda fase do licenciamento ambiental, quando são analisados e aprovados os projetos executivos de controle de poluição e as medidas compensatórias, que compõem o documento denominado Plano de Controle Ambiental. A LI gera o direito à instalação do empreendimento ou sua ampliação, ou seja, a implantação do canteiro de obras, movimentos de terra, abertura de vias, construção de galpões, edificações e montagens de equipamentos.
O DER informou que a duplicação da rodovia Euclides da Cunha está em andamento e dentro do cronograma de obras. As intervenções na rodovia tiveram início no dia 26 de março e a conclusão da duplicação está prevista para novembro de 2012.
A obra foi licitada em 11 de maio de 2010 e está dividida em oito lotes. As empreiteiras contratadas já iniciaram os trabalhos em trechos específicos da rodovia com conservação, pavimentação de acostamentos, instalação de canteiro de obras, terraplanagem e serviços preliminares.
O DER ressalta que para a duplicação é necessária a desapropriação de áreas na
região. Por conta disso, foi emitido em 11 de março 2011 Decreto de Utilidade Pública que torna todas as áreas necessárias passíveis de desapropriação. Com o objetivo de que essas ações aconteçam de forma administrativa com o ressarcimento dos valores indicados pelos peritos, o DER já está em contato com todos os proprietários das áreas necessárias para as obras. Estão sendo investidos R$ 26,7 milhões na desapropriação de 551 propriedades da região que totalizam 3,32 milhões de m².
O investimento na duplicação da SP 320 é de cerca de R$ 775 milhões. Serão duplicados 164,77 km dos 186 km de extensão da Rodovia Euclides da Cunha. Com isso, toda a rodovia terá pistas duplas, pois o serviço já foi realizado em 21,23 km que também passarão por obras de recuperação. Em complementação, também serão duplicados 3,6 km da Rodovia Pericles Bellini (SP 461) e 1,8 km da Perci Waldir Seneguimi (SP 543), que fazem entroncamento com a SP 320.
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