Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Santa Casa de Votuporanga completa hoje 61 anos de fundação. A cerimônia de posse da nova diretoria "Saúde para Todos" será realizada na próxima segunda-feira, às 20 horas, no Centro de Convenções. O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana, ficará por mais dois anos no cargo.
Ao comemorar um aniversário de 61 anos, é impossível não lembrar daqueles que
foram pioneiros. No encontro realizado no gabinete do então prefeito João Gonçalves Leite, foi definida a primeira diretoria do hospital, em meio a um grande número de pessoas que se reuniu a fim de eleger uma comissão organizadora para fundar uma instituição hospitalar em Votuporanga. Foram elas que determinaram, então, as condições para a construção do prédio da Santa Casa.
Quatro anos depois, no dia 16 de abril de 1950, realizava-se a inauguração oficial da Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga. O evento foi divulgado à população local e dos municípios vizinhos por meio de cartas distribuídas pelo Correios e até mesmo por boletins lançados com avião do Aeroclube local.
A solenidade contou com a presença de representantes das colônias estrangeiras
(italiana, portuguesa, espanhola, sírio-libanesa e japonesa), todas com trajes
característicos das respectivas nacionalidades, alunos das redes pública e particular, autoridades civis e religiosas. A ata de inauguração atesta oito mil pessoas na cerimônia.
O prefeito João Gonçalves Leite foi o primeiro provedor. O clínico-geral Miguel
Gerosa foi o segundo provedor e inaugurou oficialmente a instituição. A Santa Casa foi construída a partir do envolvimento de uma grande parcela da comunidade votuporanguense, que se empenhou no projeto nas décadas de 40 e 50.
Antes do atual provedor, passaram pelo cargo 13 pessoas, sendo que alguns ocuparam o cargo por vários mandatos consecutivos. O recorde indiscutível é do Gerosa, que esteve a frente da provedoria por 20 anos, de 1948 a 1968. Cada um deu sua contribuição com várias das conquistas obtidas nas últimas seis décadas. Entre elas, merecem ser destacadas a inauguração do raio-x, quatro anos após a abertura do hospital; inauguração do setor de hemodiálise em 1990; inauguração da Medicina Nuclear e do setor de Endoscopia, além da segunda fase do setor de Radiologia com a implantação da Ressonância Magnética, todas em 2005. No ano seguinte, foram inaugurados um jardim e uma Capela Ecumênica no hospital, além de ter sido lançado o Espaço Unifev Saúde. Vale ressaltar ainda em 2006,a inauguração da Cabine de Energia e Armazenamento de Resíduos de Saúde.
Ano de 2007 foi marcado pela inauguração do AME (Ambulatório Médico de
Especialidades). Em 2008, foi inaugurado em Santa Fé do Sul. No ano seguinte, foi inaugurado o de Jales.
Em 2010, o hospital foi habilitado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) para oferecer pós-graduação Latu Sensu em Medicina, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Radiologia. A Farmácia de Alto Custo também foi inaugurada no ano passado.