Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Os primeiros radares de fiscalização do trânsito de Votuporanga começam a funcionar nesta sexta-feira. Ontem, técnicos e funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Urbanos e da empresa NDC Tecnologia e Informática instalaram os postes que servirão de suporte para os aparelhos, que irão funcionar de maneira experimental em pontos na avenida Emílio Arroyo Hernandes e na Antônio Augusto Paes.
Os radares são fotográficos e passarão a fiscalizar o trânsito e a princípio, não serão aplicadas multas. Foi o que disse o diretor do Departamento de Trânsito, Wilson da Silva, que afirmou também que durante o período de teste, que inicia na sexta-feira e não tem data marcada para terminar, os donos dos veículos que passarem pela fiscalização acima de 50 quilômetros por hora, receberão posteriormente em casa, a fotografia indicando que desrespeitaram o limite permitido.
"Haverá uma tolerância de cerca de cinco quilômetros a mais. A ideia é que o condutor perceba e se conscientize que está transitando em alta velocidade. Durante o período de teste, todos os condutores que forem flagrados acima da velocidade permitida receberão a fotografia, mas não serão multados", explicou Silva. Os radares foram instalados na avenida Emílio Arroyo Hernandes, em frente ao Supermercado Santa Cruz do Pozzobon e na avenida Antônio Augusto Paes, próximo com o cruzamento com a rua Guanambi, local onde no ano passado, o aposentado Olavio José Dias, de 66 anos morreu ao ser violentamente atropelado por uma motocicleta.
Silva explicou também que no Pozzobon, além do radar, será instalada uma balança eletrônica, a cerca de 20 metros antes, para que os condutores possam visualizar a velocidade que estão transitando. A empresa NDC foi que ganhou a licitação e será responsável pela instalação, manutenção e operacionalização do sistema de gestão e fiscalização de trânsito, bem como locação dos equipamentos eletrônicos. Inicialmente, a avenida Wilson de Souza Foz era cogitada para receber o equipamento.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano desenvolveu estudos no sentido de melhorar alguns pontos mais críticos. Levantamentos do número de acidentes e velocidade foram feitos e as ações aconteceram como a instalação de redutores de velocidade em algumas ruas e avenidas (lombadas) e semáforos em cruzamentos onde o índice de acidentes é alto.
Na avenida Antonio Augusto Paes estão sendo instalados, nesta fase, dois equipamentos no mesmo ponto, um móvel e outro fixo. Já na avenida Emílio Arroyo Hernandes o equipamento a ser utilizado será a lombada eletrônica. “A lombada eletrônica é utilizada em locais onde há fluxo maior de pessoas e veículos, já que ela tem a função fiscalizadora, porém, também trabalha de forma a orientar e chamar a atenção dos motoristas para o limite de velocidade permitido na via. Por sua vez, os radares normalmente são instalados em pontos de menor fluxo de pessoas e ele possui como função principal a de fiscalizar”, argumentou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba.
Seba afirmou ainda que, no total, a Prefeitura de Votuporanga irá adquirir três radares fixos, um móvel e três lombadas eletrônicas. “Porém queremos avisar a todos que a Prefeitura fará um amplo trabalho de orientação antes destes equipamentos entrarem em operação, inclusive iremos informar os outros locais onde eles serão instalados. A intenção da Prefeitura não é multar, pelo contrário, é fazer com que os motoristas passem a respeitar os limites de velocidade e as legislações de trânsito”, finalizou.
Levantamento divulgado em julho do ano passado constatou excesso de velocidade na avenida Antônio Augusto Paes, chegando a verificar veículos a 95km/h, sendo que a velocidade permitida é de até 50km/h.