Avenidas Wilson Foz e Antônio Augusto Paes são alguns dos possíveis pontos que terão o equipamento
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Departamento de Trânsito irá se reunir com a empresa NDC Tecnologia e Informática para definir em quais os pontos serão testados os radares eletrônicos a
partir desta terça-feira. A empresa ganhou a licitação e será responsável pela instalação, manutenção e operacionalização do sistema de gestão e fiscalização de
trânsito, bem como locação dos equipamentos eletrônicos.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transporte da Prefeitura de Votuporanga, Wilson da Silva, NDC fará uma apresentação do projeto dos locais para a instalação do radar. As avenidas Wilson Foz e Antônio Augusto Paes são alguns dos possíveis pontos que terão o aparelho. "Vamos ver como que irá funcionar. Trata- se de um radar fixo e um móvel", revelou em entrevista ao jornal A Cidade. Silva explicou que por se tratar de teste, não acarretará multa."Quando for definitivo, a intenção é orientar os motoristas. Haverá um período para a adaptação", emendou.
Levantamento divulgado em julho do ano passado constatou que em alguns trechos, como por exemplo, no cruzamento da avenida República do Líbano com a rua Francisco Bueno Escobar, foi constatada velocidade de até 102km/h, sendo que a velocidade máxima permitida para o local é de 60km/h. Outro cruzamento onde também se constatou excesso foi no da avenida Antônio Augusto Paes com rua das Américas, chegando a verificar veículos a 95km/h, sendo que a velocidade permitida é de até 50km/h.
Votuporanga conta atualmente com uma frota de mais de 66 mil veículos, sendo 20,8 mil motos, 32,5 mil automóveis e o restante de caminhões, caminhonetes e outras variações, porém um dado preocupa diariamente as autoridades de trânsito na cidade: nos últimos quatro anos foram registrados mais de seis mil acidentes de trânsito nas ruas da cidade, o equivalente a uma média em torno de 140 acidentes por mês.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano desenvolveu estudos no sentido de melhorar alguns pontos mais críticos. Levantamentos do número de acidentes e velocidade foram feitos e as ações aconteceram como a instalação de redutores de velocidade em algumas ruas e avenidas (lombadas) e semáforos em cruzamentos onde o índice de acidentes é alto.