Da Redação
As obras de reforma e ampliação do Cemei "Profa. Elza Maria de Souza Fava
Figueira”, no Residencial Bortolotti, serão reinauguradas hoje, às 17h30. Para adequar à unidade, foram investidos mais de R$ 700 mil, com recursos do Fundeb.
A unidade, antes das obras, possuía uma área de 650 m² e ganhou um novo bloco,
abrigando mais cinco salas ambiente, uma sala de dança, uma sala de judô, uma sala multimídia, dois amplos dormitórios, solário, playground moderno e vestiários, o que fez com que a metragem passasse para 1300 m². No antigo bloco, paredes foram removidas, espaços modernizados e ampliados, além da reforma geral das instalações elétricas e sanitárias, culminando com a aquisição de um novo mobiliário.
Com isso, o Cemei passará a atender, com mais conforto, 300 crianças, oferecendo a elas uma educação motivadora, num ambiente lúdico e acolhedor, complementado por um novo material didático-pedagógico.
Patrona
A professora Elza Maria de Souza Fava Figueira nasceu em 13 de fevereiro de 1949, em São José do Rio Preto, tendo falecido em 03 de junho de 2000, na cidade que escolheu para morar e viver sua história. Filha de Elza Ferreira de Souza Fava e Ultimatum Fava, era casada com David Vilalva Figueira, com quem teve os filhos Leandro Fava Figueira e Marcelo Fava Figueira. A avó do Igor, do Zyon e do Pedro Henrique, teve uma vida toda dedicada à educação.
Formou-se professora em 1967, no Curso Colegial de Formação de Professores
Primários do C.E.E.N. “Dr. José Manoel Lobo”, onde também fez o curso de
Aperfeiçoamento para o Magistério. Em 1970, colou grau em Pedagogia pela FACLE de Votuporanga, em 1978, licenciou-se em Estudos Sociais, pela Faculdade Dom Bosco, de Monte Aprazível.
Além de educadora, foi articulista em jornais da cidade e orientadora do Clube
Filatélico, com 197 membros, na Escola “Professora Irmã Pansani Marin”. No
magistério, começou em 68, na “2ª Escola Mista e Emergência da Villa Marin”, como professora Primária Regente Interina. Em 69, foi professora Substituta Efetiva no “Professora Irmã Pansani Marin”, passando depois pelas salas de aulas dos seguintes estabelecimentos: “1ª Escola Mista do Japecanga”, “Escola Mista da Fazenda Piedade”, “Escola Estadual de 1º Grau de Simonsen”, E.E.P.G (Isolada) Fazenda Alto Alegre – vinculada à EEPSG Ouroeste e Guarani D’Oeste, EEPG “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, EEPG “Deputado Narciso Pieroni”, onde foi Coordenadora de Ciclo Básico e depois como Assistente de Diretor de Escola. Em 92, tomou posse como Diretora Efetiva da EEPG “Prof. Flávio Olívio de Camargo”, em Álvares Florence. Em 93, veio para a EEPG “Professora Maria Nívea Costa Pinto”, escola em que se aposentou como Diretora se Escola.
Em 9 de maio de 2002, durante a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pignatari, por
iniciativa da vereador Profª Sandra Maria Berardo Toscano, foi sancionada a lei n°
3510, denominando de “Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, o Centro de
Educação Municipal de Ensino Infantil.