Projeto de lei autoriza Poder Executivo a receber doações de mudas de árvores nativas
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga receberá mudas de árvores nativas de Fundações Privadas e de ONG´s (Organizações Não Governamentais). Segundo o projeto de lei do prefeito Nasser Marão Filho (que deu entrada na última sessão ordinária) que será votado nas próximas sessões, o documento visa contrato de doação de mudas com as Fundações SOS Pró - Mata Atlântica e o Instituto Ambiental Vidágua, para serem utilizadas dentro do programa de restauração florestal denominado Clickarvore. As doações serão utilizadas em APP (Área de Preservação Permanente) da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
Clickarvore é um programa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Grupo Abril, com o objetivo de apoiar a restauração florestal de áreas localizadas no bioma da Mata Altântica. O Clickarvore conta com a participação de uma ampla rede de parceiros, entre empresas patrocinadoras, viveiros de mudas, proprietários de terras, internautas e ONGs.
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada sem fins lucrativos, sem vínculos partidários ou religiosos, criada em 1986 com a missão de promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental.
No programa Clickarvore a Fundação SOS Mata Atlântica, além de idealizadora, é responsável pela sua coordenação geral, que contempla as atividades de articulação com os diversos parceiros; formatação técnica e operacionalização do edital para seleção de áreas de plantio; negociação com proprietários de terra e de viveiros de muda; treinamento e capacitação de técnicos para as ações de restauração florestal, bem como a captação de recursos financeiros para a viabilização do Programa, respondendo também pela prestação de contas.
Além dos ganhos ambientais, o Clickarvore contribuiu, ainda, para a geração de trabalho e renda nas áreas onde estão localizados os viveiros e nas áreas restauradas, pela ampliação e diversificação do mercado de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
A Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente) produz mudas nativas com o projeto Meninos Ecológicos, parceria da autarquia com a Elektro. As mudas são usadas em reflorestamento, plantios, canteiros de avenidas, praças e outros locais em Votuporanga. A Elektro solicita, periodicamente, mudas para municípios vizinhos, que também saem daqui. O projeto funciona no Horto Florestal.
Doações de mudas para calçadas começaram a ser feitas no ano passado. Até agora já foram aproximadamente 800 dessas mudas doadas para moradores que procuram a Saev Ambiental e recebem a quantidade de mudas adequada ao seu terreno. São árvores próprias para este fim, e são doadas com altura a partir de 1,80 m.
Lembrando que as dúvidas sobre como retirar as mudas e sobre outros assuntos ambientais podem ser tiradas no Disque Ambiental, pelo 0800 770 1950, ou na sede da autarquia, rua Pernambuco, 4313.
Leia na íntegra a versão online