Falta de uso de preservativo ainda é a principal causa para disseminação da doença
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, os números demonstram que falta conscientização sobre a doença. O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Votuporanga divulgou dados sobre Aids, que revelam que a falta de uso de preservativo é a principal causa da disseminação do vírus. "O SAE é um serviço regional, que atende 17 municípios. Foram contabilizados 430 casos em Votuporanga e região", disse a secretária de Saúde, Fabiana Arenas Stringari Parma. Segundo ela, há uma média de 38 a 40 casos por ano da doença. A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem em frente à Câmara Municipal de Votuporanga uma mobilização do “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”. Durante o evento, estiveram presentes funcionários da saúde e da Câmara, vereadores e imprensa.
Fabiana falou sobre a campanha do Ministério da Saúde que este ano tem como tema: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/Aids”. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais. "A ação foca jovens entre 15 e 24 anos, que ainda têm dificuldades de usar o preservativo. Temos que conscientizar com relação a isso. Se prevenir, não vai pegar. Não se pode iludir que Aids não mata. Os portadores estão apresentando qualidade de vida excelente, mas mesmo mata", emendou.
A enfermeira responsável pelo SAE, Léa Cristina Bagnola, explicou o significado do símbolo da Campanha. “O laço vermelho é símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a Aids”, emendou. Ela agradeceu sua equipe pelo trabalho e falou que está na Secretaria desde 1990.
O vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso fez uma homenagem à enfermeira do SAE. “Todos nós acompanhamos a luta da Léa contra esse problema em Votuporanga e só temos a agradecer pelo seu trabalho.”
Além da Câmara Municipal, mais quatro lugares receberam o símbolo: Prefeitura de Votuporanga, SAE, Comunidade São Francisco de Assis e Secretaria Municipal de Saúde.
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), lançaram a 'Campanha do Laço Vermelho 2010'. O objetivo da Campanha é incentivar todos os 5.565 Prefeitos do País a aderirem à mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1° de dezembro. A proposta é que todos os prefeitos instalem um laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids, em um marco de referência do seu município.
O laço vermelho é símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a Aids e foi escolhido por sua ligação à idéia de sangue e paixão. Inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo, a proposta de utilizar o laço vermelho partiu de um grupo de artistas nova-iorquinos que queriam homenagear as pessoas mortas pelo HIV. A imagem do laço se tornou um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.
Leia na íntegra a versão online