A nova área de lazer compreende minicampo, quadra de vôlei, academia ao ar livre e pista de caminhada
Da Redação
A Prefeitura de Votuporanga inaugura, na próxima sexta-feira, às 17h30, a Praça “Faustino Puga Friosi”, localizada no Parque Residencial Friosi, entre as ruas Nivaldo Hernandes, Manoel Marques, Ranieri Mazzilli e João Demétrio, próximo ao cemitério municipal. A nova área de lazer conta com minicampo, quadra de vôlei de areia e uma academia ao ar livre, além de uma área que poderá abrigar, num futuro breve, um playground.
O custo da obra foi de R$ 430 mil, dos quais R$ 350 mil por intermédio de uma verba conquistada no ano passado, pelo deputado estadual Barros Munhoz, atendendo à solicitação do vereador Osvaldo Carvalho. O restante foi contrapartida da prefeitura, sendo que os dez equipamentos da academia ao ar livre foi uma parceria com a empresa riopretense Luminatti Mobiliário Urbano.
Para a cerimônia de inauguração, estão sendo convidados familiares do patrono, Faustino Puga Friosi, autoridades municipais, clubes de serviço e a população do bairro. A área de lazer é uma das mais antigas aspirações dos moradores do Residencial Friosi e demais barros do entorno, como a Chácara Aviação, Parque Saúde, Vila Laureano, Jardim dos Pinheiros e Campo Limpo, que comemoram a conquista.
Faustino Puga Friosi
O nome de Faustino Puga Friosi à área de lazer foi iniciativa do então vereador Chino Bolotário, em 1999, por intermédio do projeto de lei n° 60/99, aprovado por unanimidade pela Câmara e transformado na lei n° 3164, em 11 de junho do mesmo ano. Nascido em Américo de Campos, filho de Michelina e João Demétrio, Faustino Puga Friosi foi tropeiro, protético e industrial, tendo sido sócio-proprietário, entre outras, da Mobiliadora São José, e da Capri Indústria e Comércio de Móveis.
Um dos fundadores do Clube dos 40, Friosi ficou órfão aos 13 anos e teve de ajudar a mãe a criar os três irmãos, trabalhando como tropeiro na antiga olaria do Ferrari e, depois, como ajudante de Germano Robach. Em 1960, casou-se com Zoraíde, com quem teve 2 filhos, Sueli e João Carlos, quando tornou-se protético, após ser aprovado em concurso público. Seis anos depois, junto com um cunhado, fundou a Pereira e Friosi Indústria e Comércio.
Em 1971, ainda em parceria com o cunhado, abriu a Mobiliadora São José, nas antigas instalações do Posto Blaya, na rua Pernambuco. No ano seguinte, ambos abriram a primeira indústria de móveis de Valentim Gentil, a Capri Ltda, da qual desligou-se em 1978 para tornar- se o único proprietário da Mobiliadora. Em 1981, desquitou-se da esposa Zoraíde, só voltando a contrair segundas núpcias em 1983, em 31 de maio, com Maria Aparecida Pelegrefi Alves de Siqueira, viúva e mãe de três filhos, Luiz Augusto, Paulo Henrique e Ângela Cláudia. Com a esposa, abriu uma empresa distribuidora dos produtos Hermes.
Como cidadão, foi um dos fundadores do Clube dos 40 e, como empreendedor imobiliário, trabalhou exaustivamente na consolidação do Loteamento Parque Residencial Friosi. Faustino Friosi faleceu em 6 de janeiro de 1999, aos 58 anos, após uma longa e dolorosa batalha contra o câncer, deixando esposa, filhos, enteados, familiares e uma verdadeira legião de amigos.
Leia na íntegra a versão online