Serra conquistou 30.320 votos votuporanguenses, o que corresponde a 62,14% da totalidade
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, liderou os resultados das eleições em Votuporanga. Serra conquistou 30.320 votos votuporanguenses, o que corresponde a 62,14% da totalidade. A candidata do PT, Dilma Rousseff, teve 37,86% da preferência dos eleitores, o que corresponde a 18.476 votos.
Um dos motivos para tamanha diferença é o trabalho da base do PSDB. O prefeito Nasser Marão Filho e o ex-prefeito Carlos Eduardo Pignatari, agora eleito deputado estadual, foram os cabos eleitorais do tucano.
Mas não foi apenas em Votuporanga, que o candidato do PSDB venceu a disputa. Em 16 das 21 cidades da região, ele teve a maior quantidade de votos. Os municípios que contrariaram a maioria da região e colocaram Dilma Rousseff em primeiro lugar foram: Cardoso, Parisi, Meridiano, Floreal e Fernandópolis.
Apesar de ter um governo de coligação com o PSDB e sob a bandeira de comando do DEM, Fernandópolis liderou votos para a candidata petista. Diferente da cidade de Jales, onde no governo petista de Humberto Parini, os votos apontaram a preferência por José Serra. Aliás, Jales foi a única cidade da região que Dilma visitou em campanha acompanhada do seu vice, deputado Michel Temer (PMDB) e de lideranças políticas do município e cidades vizinhas da região.
Os números locais do segundo turno da eleição presidencial acompanharam o resultado do Estado de São Paulo, que também deu vantagem a Serra, com 12,3 milhões de votos, enquanto Dilma chegou a 10,4 milhões de votos.
Serra fez carreira política no Estado de São Paulo. Antes de oficializar sua candidatura à Presidência, o tucano foi governador. Ele também já foi eleito prefeito da capital paulista. Há 16 anos o PSDB governa o Estado e, com a eleição de Geraldo Alckmin no primeiro turno, ficará mais quatro anos no poder.
Leia na íntegra a versão online