Aproximadamente 500 bancários estão paralisados; em Votuporanga, apenas o Bradesco e Credlíder funcionam
Da Redação
As pessoas já começam a sentir os efeitos da paralisação dos bancários. Os caixas automáticos têm registrado grandes filas durante todo o dia, de pessoas que desejam depositar ou sacar dinheiro. Também as casas lotéricas têm ficado cheias, pois além dos jogos de loterias, as pessoas procuram os caixas para pagar carnês, taxas e tributos.
Em Votuporanga, apenas o Bradesco e a Credlíder não estão paralisados. Aliás, a Credlíder, de acordo com seus diretores, tem socorrido muitas pessoas e efetuado operações de emergência para resolver problemas de última hora.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Harley Aparecido Vizoná, aproximadamente 500 bancários estão parados em Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Valentim Gentil, Urânia e Estrela d’Oeste. Hoje, a partir das 8h30, o Sindicato realiza assembleia, no saguão da Biblioteca Municipal, para discutir sobre a greve.
Harley informou que a paralisação é por tempo indeterminado. A categoria busca conquistar um reajuste recorde de 11% (7% de aumento real, mais 4,29% de reposição da inflação medida pelo INPC). As reivindicações dos bancários também incluem um piso salarial de R$ 1,51 mil para portaria, R$ 2,15 mil para escriturário, R$ 2,91 mil para caixas, R$ 3,64 mil para primeiro-comissionado e R$ 4,85 mil para primeiro-gerente.
Os bancários pedem ainda Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil fixos, aumento para um salário mínimo do valor do auxílio-refeição, mais contratações, medidas de proteção à saúde do trabalhador e ao emprego, entre outras reivindicações.
Os clientes que tiverem dificuldades em pagar contas nas agências devido à greve dos bancários podem recorrer aos canais de atendimento remoto, como os caixas eletrônicos e os correspondentes não bancários como casas lotéricas, farmácias, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. A Fundação Procon- SP alerta o consumidor para efetuar o pagamento de faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança para não ser cobrado de eventuais encargos e para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito. A recomendação da entidade é entrar em contato
com as empresas e solicitar outros locais e formas para efetuar o pagamento. Caso não haja, o consumidor deve documentar a tentativa de quitar o débito, podendo até registrar uma reclamação junto ao Procon.
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