Várias agências bancárias de Votuporanga e região estão com atividades paralisadas
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A greve dos bancários está se expandindo na região. No terceiro dia de paralisação, estavam fechados em Votuporanga, as agências Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, HSBC. O Bradesco foi fechado por uma hora.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Harley Aparecido Vizoná, cerca de 500 bancários estão parados, nas cidades: Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Valentim Gentil, Urânia e Estrela d’oeste. Ontem, o Sindicato realizou assembleia, no saguão da Biblioteca Municipal, para decidir sobre a greve.
A paralisação é por tempo indeterminado. Os bancários rejeitaram proposta da Fenaban que previa apenas a reposição da inflação (4,29%). A categoria busca conquistar um reajuste recorde de 11% (7% de aumento real, mais 4,29% de reposição da inflação medida pelo INPC). As reivindicações dos bancários também incluem um piso salarial de R$ 1,51 mil para portaria, R$ 2,15 mil para escriturário, R$ 2,91 mil para caixas, R$ 3,64 mil para primeiro- comissionado e R$ 4,85 mil para primeiro-gerente.
Os bancários pedem ainda Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil fixos, aumento para um salário mínimo do valor do auxílio-refeição, mais contratações,medidas de proteção à saúde do trabalhador e ao emprego, entre outras reivindicações. Segundo Vizoná, não foi marcada ainda nenhuma rodada de negociação.
Os clientes que tiverem dificuldades em pagar contas nas agências devido à greve dos bancários podem recorrer aos canais de atendimento remoto, como os caixas eletrônicos e os correspondentes não bancários como casas lotéricas, farmácias, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. A Fundação Procon- SP alerta o consumidor para efetuar o pagamento de faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança para não ser cobrado de eventuais encargos e para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito. A recomendação da entidade é entrar em contato
com as empresas e solicitar outros locais e formas para efetuar o pagamento. Caso não haja, o consumidor deve documentar a tentativa de quitar o débito, podendo até registrar uma reclamação junto ao Procon.
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