Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Censo 2010 em Votuporanga irá terminar nesta semana. A previsão é do coordenador regional Vitor Alexandre de Biagi, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) local.
Segundo ele, faltam apenas dois setores. "Tivemos problemas com o PDA (equipamento de mão utilizado pelos recenseadores). Mas creio que esta semana, visitaremos os locais restantes e enviaremos os dados para o IBGE", explicou. Até ontem, Votuporanga possui 83.889 habitantes em 28.880 domicílios.
Foram contratados 86 recenseadores, que comandados por 12 supervisores, tem a missão de visitar 111 setores. Os moradores respondem a pesquisa. Há dois tipos de questionários: um de amostra, que contém 70 questões e outro básico, de apenas 20. O sistema é que escolhe qual deles será respondido. As perguntas são relacionadas a disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, a existência de registro de nascimento para as crianças de até dez anos, o curso de especialização de nível superior, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho, entre outras. A lei 5.534 garante o sigilo das informações, da mesma forma, que obriga a prestação dos dados.
Em entrevista ao jornal A Cidade, Alexandre Giora, da Secretaria da Cidade, explicou que nos próximos dias uma campanha será realizada pela Prefeitura relacionada ao Censo. "Queremos que os moradores que não tenham sido visitados, entrem em contato com a gente", frisou. Ele destacou que a contagem está dentro do esperado e que a expectativa é que o número chegue a 84 mil.
A agência local é responsável pela contagem em Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Valentim Gentil e Votuporanga. "Só faltam três cidades para acabarmos o censo: Cardoso, Valentim e Votuporanga", acrescentou.
O Censo 2010 apontou 3.829 habitantes em Álvares Florence, distribuídos em 1.401 residências. Em Américo de Campos, a população é de 5.701. A cidade possui 1.974 domicílios.
Já Cosmorama tem 7.203 cidadãos em 2.562 imóveis. Parisi está com 2.027 pessoas e 709 domicílios. Em Pontes Gestal, o número é um pouco maior: 2.514 habitantes em 844 residências. Os recenseadores registraram 10.571 riolandenses em 2.936 imóveis. "Os dados são enviados para o IBGE e são revistos. Por enquanto, trata-se de números provisórios", destacou.
O Instituto de Geografia irá divulgar os primeiros resultados em dezembro. "Os prefeitos que discordarem dos números após o seu anúncio oficial, podem entrar com pedido de recontagem apresentando documentos que apontem números diferentes, como quantidade de eleitores e domicílios. Se convencer que está errado, é feita uma revisão", explicou Vitor.
Leia na íntegra a versão online