Para domingo, segundo turno das eleições terá menos mesários nas seções da Comarca
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) resolveu convocar 80 mil mesários a menos para a eleição de segundo turno neste domingo no Estado de São Paulo. Na Comarca de Votuporanga (Valentim Gentil, Álvares Florence, Parisi e Votuporanga), foram dispensados aproximadamente 170 mesários. "O segundo secretário não vai trabalhar. O TRE convocou e depois decidiu dispensar. Ele é aquele cidadão que organiza as filas", explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, Anderson Cioccari Machado. Ele frisou que a medida do Tribunal só será executada para o segundo secretário de mesas receptoras de votos e não para as justificativas.
O motivo para a dispensa seria economia. "Acreditamos que seja mais rápido, justamente porque será eleição apenas para presidente no Estado de São Paulo", emendou Anderson. O Tribunal calcula que o tempo médio estimado para a votação com apenas dois candidatos na disputa deve cair de 1'30'' registrado no primeiro turno para no máximo 15 segundos em média, fato de ter que votar em apenas um candidato e ter que apertar só três teclas - o número do candidato com dois dígitos mais a tecla confirma - vai agilizar o processo. Anderson acredita que a apuração dos votos termina às 20 horas.
O chefe do Cartório disse que é possível que com o feriado do dia de Finados, o número de eleitores que compareçam nas seções seja menor. "Muita gente estará viajando. É preciso que neste caso, as pessoas se dirijam até o Cartório e justifiquem", afirmou.
Os eleitores que não compareceram e nem justificaram a ausência no primeiro turno poderão votar normalmente na segunda etapa, já que o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno.
De acordo com a Constituição Federal, o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos. Mesmo que o eleitor não tenha votado no primeiro turno ele deverá votar no segundo. Caso contrário terá de justificar ausência ou pagar multa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. No primeiro turno, o índice de abstenção registrado em todo o país foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não comparecimento às urnas. "No dia da eleição, ele só preenche um formulário.
Depois do pleito, precisa apresentar um requerimento ao juiz eleitoral comprovando que não estava na cidade. Se for indeferido, ele paga uma multa", explicou o chefe de cartório.
Para o segundo turno, as urnas estão recebendo cargas diferentes. "É um programa que você insere no equipamento com a votação apenas para presidente", afirmou. A auditoria dos aparelhos será realizada hoje, com a presença do juiz eleitoral Sérgio Serrano Nunes Filho, às 16 horas.
Votuporanga recebeu 252 aparelhos eletrônicos para as eleições. Serão utilizadas 214 urnas distribuídas nas 172 seções, sendo que 6 são para justificativas. As seis estarão localizadas nas escolas Manoel Lobo, Uzenir, Enny, Esmeralda, Campus Centro da Unifev e Etec urbana.
Existem 23 urnas reservas em Votuporanga, duas em Parisi, quatro em Valentim Gentil e três em Álvares Florence.
Leia na íntegra a versão online