Será realizado o plantio de 400 mudas nativas, às 11 horas, em uma área no Parque das Nações
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Usina Noroeste Paulista realiza, hoje, o projeto Futuro Mais Verde, na Faculdade Reges, a partir das 8 horas. Na programação estão gincanas, apuração de pontos por um grupo de jurados e entrega de prêmios. Após as atividades, será realizado o plantio de 400 mudas nativas, às 11 horas, em uma área próxima ao frigorífico Marfrig, no bairro Parque das Nações.
Na parte da tarde, os atendidos do IDAV (Instituto do Deficiente Auditivo e Visual) participarão de uma reposição de mudas no Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” com o plantio de seis árvores, às 14 horas.
O projeto Futuro Mais Verde objetiva apoiar o desenvolvimento educacional e cultural. Aproximadamente 230 crianças de seis municípios da região recebem mudas de árvores, levam para a casa e plantam em áreas de preservação da UNP, quando os colaboradores da usina se dispõem em ajudar no plantio, com o acompanhamento do setor do Meio Ambiente.
Os estudantes participam da gincana que envolve consciência ambiental, participando de desfiles com materiais reciclados, provas de arrecadação de garrafas pets e latas de alumínio, levando ao conhecimento dos pais e demais moradores a importância da preservação ambiental. O objetivo final é uma educação ecológica, voltada para melhoria da qualidade de vida da população.
O programa acontece há quatro anos para comemorar o Dia do Meio Ambiente (5 de junho). As ações são divididas em duas partes, que se inicia com a entrega de mudas que as crianças levam para as casas. O final do projeto acontece na semana da árvore (21 de setembro), com o retorno das crianças à usina para plantar as mudas às margens do córrego Mendes, próximas à nascente de um rio São José dos Dourados. O plantio nessa área não se deve ao desmatamento, mas sim pelo fato de ser uma nascente nova, que necessita de árvores para preservação do local. São plantadas mudas de Ingá, Ipê, Angico, entre outras.
No ano passado, a escola de Sebastianópolis do Sul levou o maior prêmio da competição - um computador. O segundo e terceiro lugares ficaram com as escolas das cidades de Gastão Vidigal e Meridiano, respectivamente. A premiação foi um kit escolar para cada uma.
Saev Ambiental
Continuando as ações pelo Dia da Árvore, durante a semana serão entregues mudas para os parceiros do programa Adote o Verde, implantado em Votuporanga pela Prefeitura e Saev Ambiental. As instituições ou pessoas que já adotaram áreas verdes receberão a muda como incentivo e agradecimento aos cuidados com o meio ambiente.
Na sexta-feira, os alunos do projeto de educação ambiental “Maritaca” irão ao Horto Florestal para plantar mais 82 mudas de árvores. A turma é formada por crianças do 5º ano do CEM “Profa. Maria Martins e Lourenço”. Esse evento encerra as atividades programadas pela Saev Ambiental para o Dia da Árvore.
A agente ambiental, Esther Morado, explica que, por causa do período de estiagem, serão evitados plantios mais extensos. “Precisamos esperar, pelo menos, duas chuvas intensas para plantarmos um maior número de árvores”. (Com informações da assessoria da Saev Ambiental)
Leia na íntegra a versão online