Andressa Aoki
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O trio de alunos da oitava série da escola SAB (Sara Arnald Barbosa), Paula Fernanda de Andrade Leite, Louise Pirani da Silva e Gustavo Gomes dos Santos de Paula, está chamando a atenção de toda comunidade escolar. Os estudantes, mais conhecidos como o grupo "Essência Revolucionária", se inscreveram na 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil e estão na semifinal, com a ajuda da professora Maria de Lourdes Santiago.
A escola que já teve três equipes representando-a, duas da oitava e uma do primeiro ano do ensino médio, aposta todas as fichas nestes meninos. A primeira equipe ficou na segunda fase, a outra na terceira e agora, todos os alunos querem o sucesso e o reconhecimento de seus parceiros.
O interesse pela Olimpíada que começou por meio de uma pesquisa da diretoria, aumentou ainda mais. "Nós sempre gostamos de história e é o que nós três temos em comum", disse Paula.
A 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil traz o desafio de estudar a história, por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo das questões de múltipla escolha e de realização de tarefas. São cinco fases online e a final que é presencial e que ocorrerá na Unicamp. A quinta etapa reúne 12.396 alunos e 1.788 professores de História.
Com a proximidade da final, a rotina está mais corrida. "Estudamos no período integral e nossas casas são longe. Estamos aprendendo alguns conteúdos que temos um pouco mais de dificuldade e a direção permitiu que a gente realizasse as provas dentro da escola", contou Paula.
Apesar de estarem tão perto da conquista, Louise destacou que estão se esforçando da mesma maneira que no começo. "Estamos confiantes, cada dia mais. As outras equipes da escola nos ajudam, os nossos pais, além dos professores", afirmou.
A última etapa foi a elaboração de uma gazeta da história. Os alunos visitaram o jornal A Cidade e pediram algumas dicas para o editor José Luiz Pavam para fazer o informativo. "Eles também foram na Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente) em busca e matérias para elaborar o jornal. Voltaram incentivados", contou a coordenadora Flávia Andrea Romano.
A coordenadora ressaltou que a luta dos meninos é gratificante. "Os outros estudantes são motivados e a Olimpíada colabora com o incentivo ao estudo. Vale lembrar que não é apenas para o Ensino Fundamental, mais para o Ensino Médio também. São vitoriosos porque estão se esforçando e tendo experiência de vida em todos os aspectos", enfatizou.
Apaixonados por história
Paula falou sobre a importância de estudar história. "Eu sempre falo aquela frase que "quem vive de passado, é museu". Quem vive de história, tem a oportunidade de construir o futuro e uma vida melhor", disse a aluna, que ainda está em dúvida com relação a sua carreira profissional. "Penso em ser jornalista, psicóloga ou historiadora", afirmou.
Para Louise, é a oportunidade de mudar o presente. "História é uma coisa atraente e que envolve. A gente presencia e pode fazer o futuro", concluiu Gustavo.
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