Secretário de Desenvolvimento Urbano apresentou estatísticas sobre os pontos críticos do trânsito
Jociano Garofolo
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de Votuporanga, Jorge Seba, e o diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes, Wilson Silva, explicaram, na tarde de ontem, as providências que estão sendo tomadas para reduzir os acidentes que vêm ocorrendo com maior incidência em alguns pontos da cidade. Eles também jogaram a responsabilidade a cada motorista sobre a falta de cumprimento da sinalização e o abuso no excesso de velocidade nas vias.
De acordo com Seba, muitas das ocorrências se devem à falta de atenção e ao descumprimento das leis de trânsito por parte de muitos motoristas. "Os condutores não estão cumprindo a partes deles", afirmou. O secretário explicou que a Prefeitura está investindo o possível na segurança no trânsito, com sinalização adequada, redutores de velocidade e outras medidas, mas que esse trabalho é apenas um dos agentes que formam um trânsito seguro.
Para ilustrar a imprudência dos condutores, foram apresentados números coletados por um aparelho de medição de velocidade, que foi instalado em pontos da área urbana, em períodos de 20 minutos a meia hora, entre os dias 21 e 30 de julho.
De acordo com os números, na esquina da avenida Antônio Augusto Paes com a rua das Américas, 64 veículos trafegavam pelo trecho acima da velocidade permitida, que é de 50 quilômetros por hora. Durante cerca de meia hora, apenas 29 veículos estavam dentro do limite e a velocidade máxima registrada nesse curto período foi de 95 quilômetros por hora.
O cruzamento da avenida República do Líbano com a avenida Francisco Bueno Baeza foi o ponto em que foi registrado a maior velocidade, com veículos passando pelo trecho a 102 quilômetros por hora. Cerca de 29 veículos passaram acima da velocidade máxima permitida (60 quilômetros por hora) e apenas sete estavam na velocidade permitida.
A popularmente conhecida "esquina da morte", na rua Sergipe com a Paraíba, curiosamente, apresentou números diferentes de outros pontos críticos. No local, durante vinte minutos, 64 veículos passaram abaixo da velocidade permitida (40 quilômetros por hora) e apenas 17 estavam trafegando com velocidade exagerada. De acordo com o diretor de Trânsito, Wilson Silva, isso se deve ao medo que os motoristas sentem ao passar pelo cruzamento, diante dos acidentes já registrados.
O secretário Jorge Seba destacou que os três acidentes que tiveram vítimas fatais em 2010 (Bruno Ramalho da Silva, Sílvio Roberto de Onofre e Olávio José Dias) foram por excesso de velocidade. "Semana passada foi o senhor Olávio, amanhã pode ser alguém da família de qualquer pessoa da cidade. O motorista precisa ligar o sinal amarelo de atenção", disse Seba, ao mencionar o atropelamento que tirou a vida do aposentado de 66 anos, na avenida Antônio Augusto Paes, na manhã de sábado.
Acidentes
Jorge Seba e o tenente Wilson apresentaram também os números de acidentes registrados nos meses de abril, maio e junho deste ano. Foram 473 acidentes (64,5% com vítima e 35,5% sem vítimas). Desses, 247 envolveram carros e 324 motocicletas. Foi divulgada, também, a lista dos cruzamentos com maior incidência de acidentes no período (veja o quadro).
Para o secretário, esses cruzamentos estão bem sinalizados, através de placas aéreas, sinalização de solo, mas falta atenção dos motoristas. "Estamos fazendo a nossa parte", destacou.
Providências
Segundo o secretário, o trabalho para melhorar o trânsito na cidade e evitar novos acidentes não para. Sobre a esquina da rua Paraíba com a Sergipe, foi feita a remoção de uma árvore que afetava a visão dos motoristas no cruzamento. Silva aproveitou e repondeu as críticas de alguns moradores, que disseram que a recém-instalada lombada é muito baixa. "A lombada segue resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que obriga a autura máxima de 10 centímetros, obrigando a redução de velocidade para 30 quilômetros por hora, o que é suficiente", afirmou.
O diretor disse também que a instalação das lombadas é uma solução provisória. "Não podemos instalar lombadas em todo lugar, para não atrapalhar a rápida rodagem, principalmente para veículos de urgência. Atualmente, temos cerca de 300 pedidos de instalação de lombadas, mas precisamos pensar no que é melhor para o coletivo", afirmou.
Seba destacou que, em breve, após as obras na rua Amazonas, cinco semáforos lá instalados atualmente, serão transferidos para outros pontos da cidade, junto a outros cinco aparelhos novos, que devem ser adquiridos, para a criação da chamada "onda verde", com sinalização acionada simultaneamente. O secretário disse que o número ideal de semáforos na área urbana é de 30 a 50 novos aparelhos, mas que a situação atual não permite tal recurso.
Questionado sobre a falta de visibilidade em alguns cruzamentos, que muitas vezes é dificultada por veículos estacionados, Silva disse que estão sendo estudadas soluções para esse problema, mas que em alguns locais já foram criados estacionamentos para motos junto às esquinas, para faciliatar a visão.
Seba comentou também sobre a possibilidade da instalação de radares de fiscalização na cidade. "O radar é um objeto de estudo, nós estamos sinalizando, alertando a população, vamos fazer uma campanha de orientação, mas se for necessário, poderemos instalar sim, o prefeito está analisando. Nós não gostaríamos, mas...", finalizou o secretário.