Cooperativa distribuiu produtos hortifrutigranjeiros para instituições de 20 municípios
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Todos os meses, a Coapinsp (Cooperativa Agropecuária de Apicultores da Região Noroeste de São Paulo) faz a distribuição de produtos hortifrutigranjeiros para entidades da região. Na manhã de ontem, mais 54 instituições receberam alimentos como laranja, carambola, coco verde, cenoura, mandioca, mamão, melancia, tomate, abacaxi e banana, totalizando 12.312 quilos.
A entrega foi realizada na sede da cooperativa, em parceria com a Airvo (Associação Industrial da Região de Votuporanga) e Sindimob (Sindicato das Indústrias do Mobiliário) e Prefeitura. Estavam presentes na distribuição o presidente da Coapinsp, José Cândido da Silva; o presidente da Câmara Municipal e representante local da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento), Osvaldo Carvalho da Silva e o gerente da Incubadora de Empresas, Paulo Sergio Ferreira da Silva.
O repasse faz parte do projeto “Compra com Doação Simultânea” da Conab,
programa que permite aos associados das cooperativas, entregarem a produção de
hortifrutigranjeiros obtidas em micros e pequenas propriedades da agricultura
familiar, para entidades assistenciais recebendo preços médios cotados pela Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).
O presidente da cooperativa explicou que mensalmente a Coapinsp doa alimentos
para as entidades. "Uma vez é para as associações de Votuporanga, Fernandópolis e Jales e outra para as demais cidades", disse, em entrevista ao jornal A Cidade. Foram contemplados ontem os municípios de Américo de Campos, José Bonifácio, Macaubal, Meridiano, Mesópolis, Mirassol, Mira Estrela, Palmeira d´Oeste, Paulo de Faria, Pontalinda, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara d´Oeste, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto, Engenheiro Schmidt, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, União Paulista e Vitória Brasil. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal destacou que Votuporanga e região realizam um trabalho bonito em parceria com a Prefeitura e FSS (Fundo Social de Solidariedade), juntamente com o governo federal e Conab. "A ação conta com o apoio do deputado federal João Dado e das cooperativas de Votuporanga. Hoje (ontem) não há nenhuma entidade da cidade, o que demonstra preocupação com o desenvolvimento não só do nosso município, mas da região", finalizou.