Gerente do Sebrae apontou a falta de planejamento como principal motivo para fechamento
Da Redação
O gerente do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Votuporanga, Marcos José Amancio, esteve ontem na Rádio Cidade no programa
Ronda da Cidade (das 11 às 12 horas) para falar sobre empreendedorismo.
Para ele, o principal motivo para fechamento de empresas precocemente é a ausência de planejamento antes de começar o negócio. "É fundamental que o potencial candidato a empresário faça um estudo da ideia inicial que a ideia independe da oportunidade. Precisa ter iniciativa e bom senso, verificando a sua viabilidade", disse.
Marcos ressaltou que é preciso conhecer o mercado aonde se quer atuar. "Não basta simplesmente ter experiência técnica. Quando você sai do papel de funcionário para dono, isso muda drasticamente. Ele precisa além da competência técnica, mas de gestão também. Precisa analisar se tem recursos para aquela atividade e planejar ao longo de um ou dois anos. Não basta ter verba para a fase estrutural, deve ter capital de giro. Acima de tudo, precisa se identificar com aquela atividade", afirmou.
O gerente do Sebrae também falou sobre o Circuito de Negócios, que será nesta
quinta-feira, às 19 horas, no Hotel Firenze. "Nós estaremos abordando durante o
segundo semestre deste ano em várias regiões do Estado, temas do dia-a-dia, aquilo que ele precisa prestar atenção. A costureira é uma empresária em potencial. A dona- de-casa, que produz doces e salgados, pode ser uma micro empreendedora individual. Estamos focando também o empresário há alguns anos no mercado.", explicou.
A palestra é gratuita e irá abordar no primeiro momento, a inovação. "Deve-se inovar com consciência e bom senso, isso é fundamental para o empresário de qualquer empresa. O que se pensa é que custa caro e o que pretendemos mostrar no evento de quinta-feira é exatamente o contrário: de que pode-se inovar de forma simples e com praticamente nenhum investimento", destacou.
O evento está previsto para duas horas e meia. "Teremos uma palestra rápida, de
aproximadamente 40 minutos, e também de debates com o palestrante e empresários.Teremos ainda um espaço de mesa de negócios para trocar cartões de visitas e desenvolver sua rede de contatos", completou. Os interessados em participar do Circuito devem fazer suas incrições pelo telefone do escritório regional do Sebrae de Votuporanga, pelo telefone: 3421-8366.