André Nonato
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A burocracia vai atrasar as obras de transposições da linha férrea em Votuporanga. Depois de quase um ano, o assessor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Frederico Augusto de Oliveira Dias (Fred), o prefeito Nasser Marão Filho e o presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho da Silva, assinaram ontem no gabinete do prefeito o acordo para a abertura do processo licitatório para o projeto das transposições sobre a linha férrea em Votuporanga. A proposta é de se construir duas transposições — uma na Estrada do 27 (Vicinal Adriano Pedro Assi) e outra no final da avenida República do Líbano. Fred já havia vindo até Votuporanga em outubro do ano passado e, acompanhado do prefeito e do presidente da Câmara visitou os locais previstos para a obra.
Segundo Fred, com a assinatura do documento, será encaminhada a abertura do
processo licitatório, o que é o primeiro passo para a construção das transposições.
"Agora tem a burocracia e vamos respeitá-la. Da publicação no Diário Oficial mais 90 dias para se contratar uma empresa. Depois de seis a sete meses para aprovação de um projeto de qualidade. Depois, com o recurso para fazer a obra, mais 18 a 20 meses para a finalização do projeto", explicou o assessor do DNIT.
Questionado se há como anunciar uma data para o início da obra, Fred explicou que isso dependerá de como irá transcorrer todo o processo. "É necessário ver os prazos. Depois da aprovação do projeto tenho que licitar e contratar a empresa. Segundo semestre do ano que vem para começar alguma coisa. Para ser pé no chão", afirmou Fred.
O projeto, de acordo com o assessor do DNIT, deve ficar em torno de R$ 300 mil. "Só o projeto. Pois projeto é uma coisa e a obra é outra. São duas licitações diferentes. Uma coisa é o projeto arquitêonico e outra a obra, com concreto, que deve ficar em mais de R$ 10 milhões", salientou.
Várias cidades do interior paulista tem recebido obras do DNIT, como Barretos,
Valentim Gentil, Serrana, Ribeirão Preto e Araraquara, explicou Fred. Para ele, um
projeto desse tipo consegue trazer o desenvolvimento de novo para a cidade. "É
aquela história. Não é a linha férrea que atrapalha a cidade. É a cidade que atrapalha a linha férrea. Então fazemos a transposição e todo mundo fica satisfeito", completou.
Segundo o prefeito Nasser Marão Filho, já um estudo pronto sobre a quantidade de pessoas e veículos que passam nos locais diariamente. "Através desse estudo de viabilidade nós entendemos que o projeto possa ser feito em cima dessas duas áreas", afirmou Marão.
O recurso, explicou o prefeito, será conquistado junto com o Governo Federal através do DNIT. "Para que se consiga fazer essa obra é fundamental que se tenha ela em orçamento, e para que tenha o orçamento precisamos do projeto. E 2011 não conseguiríamos. Mas conversamos com o deputado João Dado, ele entendeu
claramente e se colocou à disposição de colocar uma emenda parlamentar, que será uma rubrica para o ano que vem, para que a gente possa licitar essa obra e começar até o final do ano que vem", salientou o prefeito.
No primeiro momento, essa obra vai ajudar principalmente as pessoas que moram no entorno da linha férrea, como os moradores do Conjunto Habitacional Sonho Meu e Jardim das Palmeiras II, afirmou Marão. "E no segundo momento acaba viabilizando um projeto urbano da cidade como um todo, dentro de um crescimento ordenado. Que ele possa ser feito de uma forma planejada dentro do tráfego de carros, de motos e até mesmo da passagem das pessoas. Que possamos ter esse crescimento dentro de uma situação muito bem planejada", finalizou Marão.