- das 142 mulheres submetidas à experiência, 78 acharam o exame menos doloroso e 140 repetiriam o procedimento
O Hospital de Câncer de Barretos implantou nova tecnologia que reduz a sensação de medo e ansiedade de pacientes durante a mamografia, fatores apontados por 25% das mulheres como justificativa para não realizar o procedimento.
Projetado para desviar a atenção do desconforto associado ao exame, o aparelho chamado SensorySuite oferece técnicas de imersão em realidade virtual que envolvem olfato, visão e audição.
Tudo começa na sala de espera onde a paciente assiste a um vídeo com imagens e sons relaxantes. Neste momento, é possível escolher a experiência que se quer vivenciar: fazer mamografia em um jardim, em uma cachoeira ou no mar.
Já na Sala Humanizada de Mamografia, um sistema computadorizado altera instantaneamente o cenário por meio de monitores de alta definição, som surround e difusor de essências. “Estimulamos simultaneamente os sentidos, desfocando a paciente da percepção de ansiedade e desconforto. A ideia é oferecer um ambiente completamente novo”, explica a Dra Silvia Prioli Souza Sabino, radiologista mamária do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos.
A aceitação do novo modelo é grande, conforme mostra pesquisa realizada durante o primeiro mês de funcionamento do SensorySuite. Das 160 mulheres entrevistadas, o estudo considerou 89% que já haviam realizado mamografia anteriormente como base para comparação. Destas, 85% consideram mais agradável a experiência na Sala Humanizada e 58% menos dolorosa. 93% recomendariam aos amigos e 98% retornariam para realizar novo exame.
A modificação da sala de espera reduziu a ansiedade para 86% das mulheres. Já a média de dor referida durante o exame foi de três, em uma escala de 0 a 10. Não houve interferência no tempo de realização do exame.
O levantamento aponta ainda que uma em cada oito mulheres mencionou haver evitado realizar mamografia por medo e a maioria (52%) escolheu a experiência Jardim para a realização do exame.
Fabricado pela GE Healthcare, só há três SensorySuite em todo o mundo, os outros estão na Bélgica e no Canadá.