A Apas (Associação Paulista de Supermercados) apresentou pesquisa inédita sobre tendências de consumo e perfil do consumidor durante a abertura da Apas 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. A pesquisa é realizada em parceria com a Nielsen e Kantar Worldpanel, com coordenação da Faculdade Getúlio Vargas (FGV). O estudo foi apresentado pelo presidente da APAS João Galassi, acompanhado pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Fernando Yamada, pelo diretor de Economia e Pesquisa da Apas Dinis Dias e o gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da associação Rodrigo Mariano.
A pesquisa mostrou que o crescimento do setor em 2012 está associado ao desempenho econômico do Brasil no mesmo período. Já nos últimos dez anos, o crescimento do Brasil esteve diretamente relacionado ao crescimento do consumo das famílias. Com base no ambiente econômico, João Galassi destacou os cinco pilares que determinam a evolução do varejo, nas áreas de economia, demografia, consumidor/shopper, tecnologia e sustentabilidade.
O destaque ficou por conta da forte presença do setor de serviços, que representa 68% de participação do PIB. Foi observado, ainda, que esse desempenho no consumo aconteceu de maneira sustentável ao longo do tempo e está diretamente relacionado à classe média, principal responsável pelo crescimento econômico do Brasil.
A pesquisa mostrou, também, uma inversão no padrão de consumo. Comparativamente, o crescimento se deu de forma paralela ao crescimento da classe média. Em 2003, a classe C respondia por 37% da população; em 2012, sua composição subiu para 55% e é essa emergente classe média que vem ditando o consumo das famílias, conforme apontou a pesquisa.
O crescimento continuo do mercado interno, embora desacelerado em 2012, se manteve no setor de comércio e serviços. O conjunto de vetores que auxiliaram nesse processo foi a ascensão da classe média, estabilidade econômica e política, futuro poder de consumo e composição de 82% da população urbana, aliados a políticas de estímulo ao setor como desoneração da cesta básica e redução histórica dos juros.
"A inserção de 6 milhões de novos domicílios no consumo atingiu, em 2012, o patamar de 48 milhões de lares", analisa Mariano.