Da Redação
Em um comparativo com 2010, a Apas – Associação Paulista de Supermercados – estima crescimento de 6% nas vendas do final de ano, incentivadas pelas festas de Natal e Reveillon. O balanço parcial foi feito com base no acompanhamento das vendas na primeira quinzena de dezembro e nas projeções realizadas pelo departamento de Economia e Pesquisa da APAS e demonstra que o setor está com bom desempenho no último mês do ano. O dado consolidado será divulgado após o fechamento geral das vendas e da apuração dos números gerais, o que deve ocorrer até meados de janeiro.
O crescimento das vendas no Natal e Reveillon é impactado positivamente pelos produtos típicos das festas neste período do ano como bebidas em geral, espumantes, cervejas, refrigerantes, carnes, frutas, panetones, castanhas e outros itens típicos.
De modo geral, os preços dos itens que compõem a cesta de natal apresentaram elevação de 7% a 10%, com destaque para as bebidas - neste caso, o espumante - e para produtos como o Chocotone, diante da maior procura pelo item nesta época do ano. A inflação em 2011 nos supermercados deve ser em torno de 5%, abaixo dos demais índices de inflação da economia.
Segundo avaliação do diretor do Departamento de Economia da Apas, Martinho Paiva, “embora no fim de ano haja aumento em diversos produtos nos supermercados, de modo geral, no ano, os preços nos supermercados apresentaram elevação em menor magnitude do que em outros setores da economia”.
Janeiro a Novembro
O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo registrou crescimento de 5,5% no acumulado de janeiro a novembro, em relação ao mesmo período de 2010. O dado foi deflacionado pelo IPS (Índice de Preços dos Supermercados) e reflete o desempenho de todas as lojas – ou seja, considera também todas as lojas criadas no período pesquisado. Quando comparado o desempenho do mês de novembro de 2011 com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento verificado é de 7,17%. Já na comparação mensal, entre novembro e outubro, houve queda de -2,28%.
Vale ressaltar que tradicionalmente o mês de novembro apresenta queda na comparação mensal com outubro. Os indicadores apontam que o desempenho em novembro deste ano foi mais favorável, já que em novembro de 2010 a retração foi de -5,62%. Isso sinaliza um aquecimento maior neste período do ano nas vendas do setor em relação a 2010.
Enquanto isso, o faturamento real dos hipermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados) registrou queda de -0,91% em novembro em relação ao mês de outubro. No acumulado de 2011 houve crescimento de 0,64%. E em comparação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 6,88%.
Somados, o faturamento real dos supermercados e hipermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados) registrou queda de -1,48% em relação ao mês de outubro. No crescimento acumulado de 2011 o crescimento foi de 2,57%. E em comparação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 6,97%.