Brasileiro compra praticamente tudo à prazo, carros, passagens aéreas, óculos de sol e de grau, geladeiras...
Da Redação
A forte expansão do crédito nos últimos anos tem causado o endividamento de algumas pessoas. Por este motivo, o Procon de Votuporanga se prepara para alertar a população em entrevistas nos programas de rádio e jornais locais. A intenção é estimular o consumo consciente dos empréstimos, educar o consumidor e, consequentemente, evitar a explosão da inadimplência.
"O consumidor não pode se prejudicar com o crédito adquirido. Ela deve pensar no longo prazo, entender o que é crédito e quais as modalidades disponíveis", disse Andrea Isabel da Silva Thomé, diretora do Procon em Votuporanga.
O crédito consciente tem sido tema recorrente nas reuniões da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
Matéria da revista Exame, de 10 de agosto de 2011, diz que o Brasil se transformou numa espécie de pátria das parcelas. Tudo por aqui é comprado a prazo. Dois de cada três entrevistados pela revista ignoram o valor da taxa de juros de seus financiamentos. Cerca de 60% deles disseram que vão fazer mais empréstimos até o final do ano. E quase metade dos entrevistados afirmou que o que interessa em sua decisão de compra é o tamanho da parcela mensal e não o preço final do produto.
A revista diz ainda que seis em cada dez carros vendidos no país são financiados. Oito em cada dez pacotes da agência de turismo CVC, a maior do país, são vendidos em até dez parcelas.
Nos Estados Unidos, quem compra um carro financiado paga, em média, 6% ao ano de juros. No Brasil, os juros são de 30%. No caso das compras com cartão de crédito, os juros brasileiros são oito vezes maiores do que no México e 12 vezes maiores do que na Austrália e no Reino Unido.