Dos 5.357 atendimentos do primeiro semestre de 2011, 26,30% referem-se aos cartões
Da Redação
O cartão de crédito está em primeiro lugar no ranking das reclamações ao Procon de Votuporanga. Dos 5.357 atendimentos do primeiro semestre de 2011, 26,30% referem-se aos cartões.
Principais reclamações
1° Cartão de créditos (26,30%):
A - Lançamentos (compras) desconhecidos
B - Cobrança de seguro não solicitado
2° Produtos (25,92%):
A - Problemas com garantia
B - Não recebimento do produto no prazo estipulado
3° Serviços essenciais (24%):
A - Contestação de faturas de telefone celular
B - Descumprimento de contrato
Andrea Isabel da Silva Thomé, diretora do Procon, contou que atualmente a sociedade consome mais. Quanto melhor a renda, mais a pessoa vai gastar com aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, celulares, entre outros. "Com o consumo elevado é natural o aumento das reclamações".
O Procon do município atende 16 cidades da região e, no primeiro semestre do ano, registrou 76% de resolutividade as conciliações. "Estamos na era da conciliação e mediação, as empresas perceberam que é bem melhor resolver o problema amigavelmente. O diferencial de uma empresa é seu atendimento e a resolutividade dos problemas".
Após o início de um processo administrativo, a empresa tem 10 dias úteis para enviar uma resposta à reclamação.
Serviço
Procon
Rua São Paulo, 3741, Centro
Atendimento das 9h às 15h.