A ALL (América Latina Logística) anunciou que investirá, em 2011, cerca de R$ 40 milhões em tecnologia voltada para a segurança das operações ferroviárias. Deste montante, 75% - o equivalente a R$ 30 milhões – serão destinados ao Estado de São Paulo.
Dentre os projetos que estão sendo desenvolvidos e que contemplam a malha da
região de São José do Rio Preto, destacam-se a ampliação do Assistente de Condução, software instalado no computador de bordo da locomotiva e que aponta ao maquinista qual a melhor forma de conduzir o trem; Otimizador de Cruzamentos, programa utilizado no Centro de Controle Operacional (CCO) que viabiliza a circulação de trens; e a colocação de mais 60 novos Detectores de Descarrilamentos, o que reduzirá a distância média entre os já instalados e diminuirá o índice de gravidade dos acidentes.
O trecho Campinas-Santos receberá a implantação do Rádio Digital que irá tornar a comunicação entre maquinista e CCO dez vezes mais rápida. Já a malha que liga Itu a Santos abrigará a tecnologia de Controle de Tráfego Centralizado (CTC) em quatro pátios com a missão de suportar o aumento de volume transportado.
“Este investimento expressivo demonstra o quanto a ALL se preocupa com a
segurança e a produtividade de suas operações”, ressalta César Leandro Prato, gerente de Projetos e Tecnologia da empresa.
Mais tecnologia
A ALL conta com grande auxílio da tecnologia para evitar acidentes nas operações ferroviárias. O controle da condução do trem reduziu em 72% o índice de gravidade de acidentes ferroviários, com os computadores de bordo instalados nas locomotivas e de equipamentos, como detectores de descarrilamento e aparelhos ultrassom.. A empresa realiza a inspeção por meio de equipamentos, como o carro-controle, que aponta diferenças de alinhamento na via, emitindo relatórios de prioridades, o ultrassom, aparelho que faz a leitura da parte interna dos trilhos para detectar eventuais fissuras, além de detectores de descarrilamento instalados ao longo da
malha, que avisam o maquinista sobre qualquer anomalia, evitando que um rodeiro
fora dos trilhos transforme-se em um acidente de grandes proporções. Em todo o
trecho ferroviário, foram instalados também detectores de descarrilamento, que
emitem informações em tempo real ao Centro de Controle Operacional (CCO).
O equipamento instalado sobre os trilhos tem um sensor que transmite via rádio um aviso de alerta ao detectar um vagão descarrilado. O aparelho permite identificar o problema e parar a composição antes que se torne uma ocorrência de grandes proporções, evitando danos à via e o tombamento da composição.
A empresa também utiliza equipamentos de ultrassom para detectar a integridade dos trilhos e carros-controle para análise detalhada da geometria da linha, como
alinhamento, nivelamento e diferenças de bitola. Outro dispositivo é o trainlink,
instalado no último vagão e que informa ao maquinista sobre a integridade da
composição.
Além disso, o Computador de Bordo de Locomotivas permite monitorar a velocidade dos trens, verificando se todos os limites estão sendo obedecidos, bem como se as autorizações para circulação enviadas pelo Centro de Controle da ALL, localizado em Curitiba, estão sendo atendidas. Dessa forma, é possível identificar qualquer atraso durante o percurso e administrá-lo para que o cliente tenha sua carga entregue no prazo combinado. Esse equipamento é capaz de fazer parar uma composição que descumprir os padrões de segurança pré-estabelecidos.
Todos os veículos ferroviários da ALL são rastreados via GPS, o que permite controle absoluto de toda a operação. Assim, é possível identificar, antecipadamente, anomalias ocorridas durante o transporte, o que possibilita não só a melhoria dos processos internos, como um retorno rápido e proativo aos clientes sobre qualquer tipo de problema ocasionado.