Andressa Aoki
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O 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, realizado em São Paulo, nesta semana, rendeu bons frutos, principalmente na área ambiental. O presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi, e governador Geraldo Alckmin assinaram um protocolo de colaboração para banir o uso das sacolas plásticas em todo o Estado durante a feira. O prazo para que isso aconteça é dia 25 de janeiro de 2012. "Haverá ações específicas no dia 5 de junho (Dia do Meio Ambiente), 21 de setembro (Dia da árvore) e no Dia do Supermercadista (dia 12 de novembro). A campanha será lançada oficiamente no dia 1º de janeiro", explicou o diretor da Apas regional de Rio Preto, Renato Martins, em entrevista ao jornal A Cidade.
Renato disse ainda que a ação atende a demanda da sociedade com relação a causas ambientais. "O acordo é para o Estado inteiro e já existem cidades que aderiram. Em São José do Rio Preto, as coisas estão caminhando e em Votuporanga também. Já conversei com o secretário de Meio Ambiente, Gustavo Gallo Vilela, e ele demostrou todo apoio", complementou.
O diretor fez um balanço da feira. "Houve um aumento de 10% dos negócios fechados em relação ao ano passado. Chegamos a marca de R$ 5 bilhões. Participaram 70 mil pessoas e 3.700 congressistas que usufruiram de palestras e de cursos", afirmou.
Ele frisou que a feira é o maior evento do setor supermercadista do ano. "Reuniu 50 companhias de diversos países como Alemanha, Tailândia, Itália, Espanha, Portugal e Finlândia, com mais de 150 visitantes internacionais", enfatizou.
Renato também falou da prorrogação do prazo do recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de materiais negociados no evento. "Foi uma conquistamuito importante. As palestras focaram no consumidor e o que ele espera, ajudando o supermercadista saber quais são as necessidades e como a inovação ajuda", finalizou.
Pesquisa
As classes D e E são as grandes consumidoras do momento. De acordo com a pesquisa Tendências do Consumidor, elaborada pela Apas - Associação Paulista de Supermercados em parceria com as empresas de pesquisa Nielsen e Kantar Worldpanel, em 2010, as classes DE apresentaram crescimento de 16%, em valores, enquanto as classes C e AB permaneceram em 13%.
Nos últimos cinco anos, as classes mais baixas aumentaram significativamente o poder de compra. No Brasil, 2,2 milhões de domicílios avançaram para a classe média. Em 2005, a classe C representava 33% dos consumidores; em 2010, esse número subiu para 38%. Para 2011, a projeção é que este nível social continue em alta e chegue a 41% dos lares.
Os novos consumidores impulsionaram as vendas principalmente de bebidas alcoólicas, não-alcoólicas e produtos perecíveis. O consumo de bebidas não-alcoólicas que havia crescido 2% em 2009 cresceu 9,6% no ano passado. Para bebidas alcoólicas, essa relação foi de 2,9%, em 2009 para 7,9%, em 2010. Nos perecíveis, o crescimento foi 9,3%, em 2010 contra 4,6% no exercício anterior.
Os perecíveis continuam tendo grande importância nas vendas dos supermercados. Em 2010, a categoria representou 30,9% do volume e 5,4% do faturamento. As bebidas apresentaram mais importância no faturamento, com 11,6%, representando 10,6% no volume das vendas.
Pela primeira vez em toda a série da pesquisa, o gasto médio superou a renda média dos consumidores. Isso reflete a estabilidade econômica do país, diante de um contexto de linhas de créditos mais acessíveis e lojas diversificando as formas de pagamento. Em 2010, aproximadamente, 53% das famílias estão com gastos acima da renda.