Da Redação
“Escolher seu candidato é tomar uma decisão importante. Até as eleições, você pode pesquisar e debater com outras pessoas sobre as melhores opções. Mas na hora de votar, sua decisão é soberana e ninguém pode influenciar você.” Esta é a mensagem de um dos novos vídeos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga entre os dias 10 de setembro e 3 de outubro, na terceira fase da campanha de esclarecimento ao eleitor, “Você pode escolher o seu destino”.
Como as duas fases anteriores da campanha, a terceira etapa é informativa. Mas, desta vez, são destacados temas fundamentais para o dia das eleições, como boca de urna, documentos que devem ser apresentados no momento de votar e a “cola”, que permite ao eleitor anotar os números de seus candidatos para não se confundir ao utilizar a urna eletrônica.
O objetivo dos filmes e spots de rádio é instruir os eleitores acerca dos procedimentos a serem seguidos no dia da eleição. Mas também serão reforçados alguns temas que já vinham sendo tratados pelo TSE, como a explicação do papel de cada cargo em disputa. Assim, o eleitor continuará a ter a oportunidade de saber o que faz um deputado e um senador, por exemplo.
Conceito
A campanha do TSE para as Eleições 2010 foi criada com o intuito de comunicar aos eleitores o significado e as implicações do ato de votar. O conceito da campanha apresenta o eleitor como um instrumento de transformação, mostrando que ele tem o poder de decisão em suas mãos. Ou seja, da escolha feita nas urnas depende o seu futuro e o de todo o País.
Com a campanha, o TSE busca motivar o eleitor a participar do processo eleitoral, destacando que ele é soberano na hora do voto. “Se você se sentir pressionado a votar em determinado candidato, não se intimide e faça valer sua opinião na urna. Porque o voto é secreto e com a urna eletrônica ninguém tem como descobrir em quem você votou”, alerta o Tribunal em um dos vídeos.
A campanha terá, ainda, uma quarta fase, prevista para o período de 11 a 29 de outubro. Nela, serão tratados todos os temas pertinentes ao segundo turno, marcado para o dia 31 de outubro.
Fases anteriores
Na primeira fase, além de dar ênfase à exigência da apresentação de dois documentos e ao voto em trânsito - inovações deste pleito -, a campanha orientou sobre a compra de votos e a importância de se pesquisar o passado do candidato.
Na segunda fase, a campanha “Você pode escolher o seu destino” incentivou o eleitor portador de deficiência a votar e apresentou mais três assuntos inéditos: a votação biométrica – uma vez que mais de um milhão de eleitores de 60 cidades brasileiras vão ser identificados por meio das digitais na eleição de outubro; a urna eletrônica, modelo mundial de eficiência e segurança; e o voto facultativo, opção disponível para quem tem entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos.
Leia na íntegra a versão online