Da Redação
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram que o Brasil atingiu as metas de qualidade para o ensino fundamental e o médio previstas para 2009 e até antecipou o esperado para o ano que vem no caso do fundamental.
Porém, o ensino médio se revela a grande preocupação para o País: os resultados
pouco evoluíram nos últimos anos e são os mais baixos da educação básica.
Dados divulgados ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, mostram que, em 2005, o Ideb nacional no ensino médio era 3,4. A meta para os quatro seguintes não era muito desafiadora: 3,5. O índice foi atingido em 2007. Porém, ao longo desse período, pouca coisa mudou. Em 2009, a nota observada para e fase final da educação básica ficou em 3,6. Nas outras etapas avaliadas, as metas de 2011 também já foram cumpridas. No ensino médio, não. O objetivo é que o Ideb dessa fase chegue a 3,7 em 2011.
Metas e resultados do Ideb
O Inep projetou metas bianuais para cada etapa da educação avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo é que os estudantes
brasileiros cheguem ao mesmo nível de proficiência que os estudantes dos países
desenvolvidos em 2021. A meta para esse ano será de 6 pontos.
As séries iniciais do ensino fundamental apresentaram o melhor desempenho do
último Ideb. O índice ficou em 4,6. Em 2005, a nota era de 3,8 em uma escala que
varia de 0 a 10. De 2007 para 2009, o desempenho das escolas e crianças que
freqüentam essa etapa subiu 0,4 pontos. A meta para 2009 (4,2) foi alcançada dois anos antes. Com essa nota, os resultados esperados para 2011 também foram
atingidos. Até 2013, a expectativa é que o País chegue a 4,9.
Nas séries finais do fundamental, também houve melhora no desempenho. As notas
chegaram a 4 e superaram em um ponto a previsão de resultados para 2011. Em 2007, a expectativa para 2009 também foi vencida. Em 2021, espera-se que os estudantes e as escolas de todas as etapas sejam capazes de tirar nota 6 no Ideb. Isso colocaria a educação brasileira no mesmo nível da oferecida em outros países desenvolvidos.
O Ideb une dois indicadores importantes para apontar a qualidade de ensino que não haviam sido comparados ainda: o desempenho dos estudantes nas avaliações e o fluxo escolar.
Isso significa que, nas médias do Ideb, estão ponderados estatisticamente os dados
sobre aprovação escolar (obtidos no Censo Escolar) e as médias no Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb), no caso dos estados e do País, e na Prova
Brasil, aplicada entre os municípios. O índice tem a capacidade então de mostrar se uma escola ou rede aprova o aluno sem que ele de fato aprenda ou se ele reprova para tentar melhorar as próprias notas apenas.