Após fim de ano pouco animador, clube confia no técnico Mano Menezes para dar novos ares à equipe nesta temporada
Da redação
O segundo semestre de 2013 não deixou boas lembranças aos torcedores do Corinthians. Após conquistar o Paulistão e a Recopa Sul-Americana, o Timão não fez boa campanha no Campeonato Brasileiro e fechou a temporada com uma melancólica derrota para o Náutico, pior time da competição. A partir do dia 6 de janeiro, sob o comando do treinador Mano Menezes, a missão principal é clara: recuperar o bom futebol que deu à equipe cinco títulos nos últimos três anos.
A dispensa de Tite, técnico mais vitorioso da história do clube, deixou clara a insatisfação da diretoria com os resultados recentes. Os altos investimentos feitos no elenco – só Alexandre Pato, que veio Milan, da Itália, custou R$ 40 milhões – não deram resultado. Assim, a cúpula espera que, com as mudanças na comissão técnica, a equipe volte a render.
O único reforço, que está apenas pela assinatura do contrato para ser anunciado, é o lateral Uendel, da Ponte Preta. A ideia da diretoria, que saiu em busca de diversos reforços, mas não obteve sucesso, é utilizar mais as peças que chegaram recentemente, como o lateral Diego Macedo e o meia Rodriguinho.
Internamente, o elenco é considerado qualificado o suficiente para o primeiro semestre deste ano. Com a realização da Copa do Mundo no Brasil – e a consequente pausa no calendário dos clubes – o Timão, que não conquistou uma vaga na Taça Libertadores da América, disputará apenas o Paulistão e as primeiras rodadas do Brasileiro nesse período. A ideia é buscar reforços mais caros, de acordo com as necessidades de Mano Menezes, na segunda metade do ano.
O novo técnico do Corinthians terá duas semanas para dar os primeiros toques à equipe que começa a temporada. Com a reapresentação marcada para a próxima segunda-feira, o Timão estreia no Campeonato Paulista no dia 19, contra a Portuguesa, no estádio do Canindé. Mano já conta com o estadual no currículo, justamente pelo clube do Parque São Jorge: em 2009, quando o time comandado por Ronaldo conquistou o torneio de forma invicta.