Mesmo com o título assegurado, Verdão pode complicar a situação do adversário, que ainda luta pelo acesso à Série A
Da redação
Campeão do Brasileirão da Série B com três rodadas de antecedência, o Palmeiras apenas cumprirá tabela contra o Ceará, no próximo sábado, às 17h20 (horário de Brasília), no estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, em Campo Grande. Do outro lado, a situação é completamente diferente. Quinto colocado, o time cearense precisa da vitória para continuar na briga pelo acesso. Uma missão que os alviverdes podem estragar, mesmo sem compromisso.
O discurso dos jogadores é o mesmo: ainda que o Verdão não tenha qualquer objetivo nas duas rodadas finais da competição, a ideia é fechar 2013 da melhor maneira, para embalar rumo ao ano do centenário do clube com moral. Assim, a obrigação da vitória do adversário fica em segundo plano. – Temos de pensar em nós. Vamos jogar em um estado onde temos grande torcida, que com certeza estará louca para ver um jogo bom. É o único que eles vão ver no ano, ainda mais sendo a partida da taça. Já temos preocupações suficientes para pensarmos em acabar com a festa dos outros – argumentou o goleiro Fernando Prass.
A última vez que o Palmeiras jogou em Campo Grande foi em fevereiro de 2008. Em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil, o Verdão bateu o Cene por 2 a 0, com gols de Diego Souza e Evandro (contra). Àquela época, a equipe ainda era comandada por Vanderlei Luxemburgo. O resultado, com dois gols de diferença, eliminou o jogo de volta.
Neste ano, Corinthians e Portuguesa jogaram no Morenão, pelo Campeonato Brasileiro. Cientes de que os torcedores alviverdes estão ansiosos por um espetáculo e que farão uma grande festa com a presença da taça, os jogadores não querem saber de dar moleza ao Ceará. Quanto mais pontos ao fim do campeonato, melhor.
– Não podemos fazer feio. Queremos duas vitórias para terminar o ano bem, com 82 pontos – resumiu o atacante Serginho.
O Palmeiras acumula 76 pontos, com 23 vitórias, sete empates e seis derrotas em 36 partidas disputadas. Quinto colocado, o Ceará precisa vencer e torcer por um tropeço do Icasa: ambos têm 59 pontos, mas o time da capital cearense leva a pior no principal critério de desempate: tem duas vitórias a menos – 18, contra 16 da equipe de Juazeiro do Norte. Também no sábado, o Icasa enfrenta a vice-líder Chapecoense em casa.