Da redação
Tite não terá seis jogadores à disposição contra o Náutico, no próximo domingo, e pode perder mais dois até lá. Com o time baleado, o técnico pode ser forçado a mudar de esquema, e terá de explorar a profundidade do badalado elenco do Corinthians.
Guilherme e Renato Augusto estão lesionados, Pato e Guerrero a serviço de suas seleções e Emerson e Douglas suspensos. Até domingo, Tite ainda pode perder Cássio e Fábio Santos, que saíram de campo com dores na derrota para o Inter por 1 a 0, na última quarta.
O treinador, então, terá de explorar todo o seu elenco, especialmente no setor ofensivo. O mais provável é que desloque Edenílson para a vaga de volante, coloque Ibson com armador ao lado de Danilo e o jovem Léo como companhia para Romarinho.
O problema é que, além das peças de reposição, Tite deve ser obrigado a mudar o esquema tático. "Quando você repete com pivô, o time tem essa característica, e quando não tem precisa se adaptar. É tempo para reajustar. Como reajustamos antes com o pivô, tem de trabalhar agora. Futebol é repetição, coordenação de movimentos", disse o treinador.
Desde a chegada de Guerrero, na metade de 2012, Tite reeducou o time para poder atuar com um homem de referência. A entrada de Pato, no início do ano, só fortaleceu a ideia, já que por vezes o Corinthians atua com os dois juntos à frente.
Nesta temporada, Tite só ficou sem a dupla Pato e Guerrero em seis oportunidades, sendo que as três primeiras foram no início do Paulista, quando os titulares ainda estavam de férias. Contra o Inter, por exemplo, o treinador preferiu tentar remendar o esquema a implantar um sistema diferente.
"Primeiro eu coloquei o Sheik lá na frente, depois tentamos com o Danilo", disse ele. Ambos foram muito acionados, mas não conseguiram passar a bola adiante. Nenhum dos dois, em 90 minutos em campo, conseguiu dar um passe que tenha resultado em chute a gol, uma das funções do pivô. Sheik, de quebra, ainda perdeu dez bolas em todo o jogo, mais que a média de Guerrero no torneio (6,7), segundo o Datafolha.
Zizão no banco
Zizao poderá ser uma das novidades do Corinthians neste domingo. Pelo menos, no banco de reservas. Tudo porque, com a possibilidade de até oito desfalques, o técnico Tite praticamente não terá opções ofensivas.
O chinês, que virou xodó da torcida mesmo sendo apenas um astro do marketing, não é relacionado para os jogos do Timão desde o fim de janeiro. Nas três primeiras partidas, contra Paulista, Ponte Preta e Mirassol, o meia-atacante foi a principal atração da equipe. Destaque para o primeiro desses três jogos, quando fez a assistência para o gol do jovem Giovanni.
Do meio para frente, além de Romarinho e Danilo, Tite terá apenas os jovens Léo e Paulo Victor. Caso coloque Edenilson no meio de campo, recolocando Alessandro na lateral direita, será necessário colocar apenas um dos dois jovens na equipe titular.